NOTÍCIAS


09/07/2019
VIII CONSINTSEF reafirma defesa do serviço público e aponta unidade como caminho

  A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna Na última quinta-feira (04/07) reunidos na área de lazer do sindicato, mais de 100 delegados(as) eleitos na base da categoria participaram do VIII Congresso do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Rio Grande do Norte. O CONSINTSEF é o espaço mais importante do nosso sindicato, nele pensamos as ações e desafios para o próximo período. O Congresso se realiza diante da maior ofensiva a democracia brasileira desde o fim da ditadura militar, somado ao processo de desmonte dos direitos elementares da classe trabalhadora.

   O congresso teve início com a saudação de entidades parceiras do SINTSEF-RN. Estiveram presentes saudando os delegados(as), Francisco Irailson, presidente dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Natal; Jurandir Liberal do SINSEP-PE e diretor da CONDSEF-RN, Sérgio Ronaldo, secretario-geral da CONDSEF; José Teixeira da CUT-RN; Santino Arruda e Zilta Nunes represetando o SINAI-RN e INTERSINDICAL. Em seguida demos início ao Painel de Conjuntura facilitado pelo assessor político do SINTSEF-RN, Dr. Valério Fonseca e Jurandir Liberal da CONDSEF, onde foi exposta a grave crise política que atravessa o Brasil, a retirada de direitos e tentativa de destruição do serviço público brasileiro. Na parte da tarde, realizamos o painel sobre o desmonte da Previdência Social facilitados por Francismar Maia e Carlos Henrique do SINDSPREV/RN. Em seguida, realizamos uma painel sobre Combate às Opressões facilitado pela vereadora de Natal Divaneide Basílio onde destacou a importância de construir uma política preocupada em combater o racismo, machismo e a lgbtfobia.

      A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidãoPor fim, foi apresentado o caderno de tese onde apontava a necessidade do fortalecimento da unidade sindical para combater os massivos ataques à democracia e os direitos da classe trabalhadora. Também foram apresentadas e votadas algumas alterações estatutárias que se relacionavam aos apontamentos políticos construídos ao longo do Congresso. A primeira se refere a desfiliação da CSP-CONLUTAS e refiliação a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação do Serviço Público Federal (CONDSEF). Diante do novo momento político no Brasil, a incapacidade da CSP-CONLUTAS de reorganizar o movimento sindical e a necessidade de realizar a mais ampla unidade possível para derrotar os ataques a classe trabalhadora, os delegados(as) votaram pelo retorno a CUT e a CONDSEF. Além disso, foi aprovada o percentual mínimo obrigatório de participação eleitoral de 10%, como também a não obrigatoriedade de representação de todos os órgãos, tendo em vista que alguns órgãos contam com poucos servidores, às vezes chegando a 2 ou 3, o que tornava a obrigatoriedade irreal diante da realidade da categoria. Essas mudanças buscam uma maior adequação a realidade da nossa base e, ao mesmo tempo, tornar o processo eleitoral mais dinâmico e representativo.

Após percorrer todo o estado, debatendo e elegendo representantes nos locais de trabalho, podemos olhar com orgulho para o Congresso que construímos. Com muita discussão política e participação ativa da base, intervenções, sugestões, com a mais ampla democrcia. Acreditamos e derramamos suor na construção de um sindicato em sintonia com as necessidades da base e na incessante batalha em defesa do serviço público federal. O sindicato é o principal refúgio e protetor dos direitos dos trabalhadores(as). Para Gizelia Rocha "Gigi", secretaria-geral, "A base do SINTSEF/RN entendeu perfeitamente a necessidade da unidade nesse momento dificílimo por que passa nosso País. Não estamos em tempos de escolha de guetos, de fazer picuinhas, de ressaltar diferenças, mas, pelo contrário, da mais ampla unidade da esquerda e das entidades combativas". 

    Saímos fortalecidos e cientes dos desafios que enfrentaremos no próximo período, e mesmo diante de inúmeros ataques aos nossos direitos, o VIII CONSINTSEF demonstrou que temos uma categoria disposta a resistir, como sempre o fez. O SINTSEF-RN escreve junto aos seus filiados(as) mais um capítulo importante da sua história. Aqui se respira luta, ontem, hoje, amanhã e sempre!

 

Confira as fotos do congresso aqui: http://encurtador.com.br/acDO1