NOTÍCIAS


25/11/2013
Entidades pressionam e discussão sobre direito de greve dos servidores é retirada da pauta
CSP-Conlutas e demais centrais sindicais participam
de reunião  com  senador Romero Jucá 

Após reunião com a CSP-Conlutas e demais centrais sindicais na terça-feira (19), o Senador Romero Jucá (PMDB RR) comunicou, na sessão desta quarta (20) da Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal, a retirada de pauta do anteprojeto que trata da regulamentação do direito de greve no serviço público.     

Na abertura da sessão, o Senador Jucá, que é o relator da matéria, informou que durante a reunião com as entidades, foram apresentadas críticas ao seu texto e sugestões de alteração da matéria. Diante da cobrança das Centrais, o parlamentar decidiu por solicitar a suspensão da discussão do anteprojeto na Comissão Mista neste dia 20, sem previsão de retorno da matéria à pauta. Foi agendada nova reunião com as entidades representativas dos trabalhadores para terça-feira (26), às 15 horas.  

Segundo Paulo Barela, coordenador da CSP-Conlutas, neste último encontro com o Senador Jucá, seis centrais sindicais apresentaram ao parlamentar o projeto de lei, já encaminhado ao Congresso e à Casa Civil, fruto do acúmulo de discussões dos trabalhos desenvolvidos junto aos Ministérios do Planejamento e do Trabalho e Emprego.  

Barela reafirmou, na reunião, que a CSP-Conlutas não tem acordo com este PL, uma vez que para a Central o direito de greve do funcionalismo é auto regulamentado. “Nossa posição não é discutir esse projeto e sim outras questões pendentes de regulamentação como a negociação coletiva e a contratação coletiva no serviço público”, apontou.   

O coordenador da CSP-Conlutas ressaltou que foi solicitado um calendário de reuniões com o Senador Jucá e que a Central continuará participando dos encontros cobrando a efetiva participação dos trabalhadores na construção deste projeto. 

Fonte: ANDES-SN
Publicado em: CSP/Conlutas