NOTÍCIAS


15/09/2016
Dia de Lutas contra os ataques dos Governos e Patrões.

Nesta quinta-feira (15) ocorreu nos estados a resistência contra os ataques do governo Temer.  No dia de hoje teve o encerramento da Jornada de Lutas que se inicou na segunda-feira (12), com uma manifestação em frente ao Congresso Nacional em Brasília, uma  marcha na Esplanada, que reuniu mais de 10 mil manifestantes na terça-feira (13) e uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) nesta quarta-feira (14).  

 

Diversos atos e protestos.  Abaixo, alguns deles:

 

Bahia:

 

Nesta quinta-feira (15) as associações docentes das quatro universidades estaduais baianas, Aduneb, Adufs, Adusb e Adusc, filiadas ao ANDES-SN e a CSP-Conlutas, farão em ação conjunta o Dia de Luta em Defesa da Educação Pública e dos Direitos Trabalhistas.  No caso da Uneb e Uesb, que possuem multicampis, os protestos também ocorreram nos demais campi.

 

De acordo com a diretoria da ADUNEB, vários dos 24 campi da Uneb participarão da mobilização, com atos públicos, panfletagens, debates, fixação de faixas e cartazes. O Dia de Luta marcará o início da intensificação das atividades de mobilização do Movimento Docente (MD) contra o governo Rui Costa, que não tem oferecido respostas efetivas à pauta de reivindicações da categoria.

 

Minas Gerais

O setor metalúrgico fez assembleias com atraso de entrada dos trabalhadores nos municípios de São João Del Rei, Itajuba, Itaúna e Pirapora.

Em Belo Horizonte, está prevista uma agitação na Praça Sete na parte da tarde.

 

Pará

Ato público dos trabalhadores em educação do estado do Pará em frente ao Tribunal de Justiça em Belém. Os trabalhadores exigem a prisão do governador Simão Jatene (PSDB), pelo descumprimento da decisão do pagamento do piso salarial que é previsto em lei.

 

Paraná

Em Curitiba, ocorreu uma aula pública às 17h30 na Praça 19 de dezembro, conhecida como “Praça da Mulher Nua”.

 

Rio de Janeiro:

 

Dois atos estavam previstos: Às 15h em frente à Alerj e 17h na Candelária, ambos na capital carioca.

 

Rio Grande do Norte

 

Na capital, Natal, ocorreu ato às 12 horas em frente ao Banco do Brasil do Centro.

 

Fonte - http://cspconlutas.org.br/2016/09/15-de-setembro-e-o-dia-de-luta-contra-os-ataques-dos-governos-e-da-patronal-confira-a-mobilizacoes-nos-estados/