NOTÍCIAS


29/08/2016
Donos do jogo e os espectadores: 62 bilionários têm mais riqueza do que os 50% mais pobres da população mundial

Relatórios do Crédit Suisse e da Oxfam mostram a grande divisão entre os donos do jogo e os espectadores: 62 bilionários têm mais riqueza do que os 50% mais pobres da população mundial. Eles produziram tudo isso? Evidentemente, tudo depende do papel as pessoas desempenham no jogo.

Em São Paulo, os muito ricos que habitam o condomínio de Alphaville estão murados pela segurança, enquanto os pobres que vivem na vizinhança se autodenominam Alphavella. Alguém precisa cortar a relva e entregar as compras.

A Rede de Justiça Fiscal revelou que cerca de 30 biliões de dólares – comparados a um PIB mundial de 73 biliões de dólares norte-americanos – eram mantidos em paraísos fiscais em 2012. O Banco de Compensações Internacionais de Basileia mostra que o mercado de derivados, o sistema especulativo das principaiscommodities, alcançou 630 biliões de dólares, gerando o efeito “ioiô” nos preços das matérias-primas económicas básicas.

O maior jogo do planeta envolve grãos, minerais ferrosos e não ferrosos, energia. Essas commodities estão nas mãos de 16 corporações basicamente, a maior parte delas sediadas em Genebra, como revelou Jean Ziegler em “A Suiça lava mais branco”. Não há árbitro neste jogo, estamos num ambiente vigiado. Os franceses têm uma excelente descrição para os nossos tempos: vivemos une époque formidable!

Necessitamos de um choque de realidade. A desventura da terra não vai desaparecer, levantar paredes e cercas não vão resolver nada, o desastre climático não vai ser interrompido (a não ser se alterarmos nosso mix de tecnologia e energia), o dinheiro não vai fluir aonde deveria (a não ser que o regulemos), as pessoas não criarão uma força política suficientemente forte para apoiar as mudanças necessárias (a não ser que estejam efetivamente informadas sobre os nossos desafios estruturais). Enquanto isso, as Olimpíadas e MSN (Messi, Suarez, Neymar para os analfabetos) mantêm-nos ocupados nos nossos sofás. Como ficará, com toda a franqueza, o autor destas linhas. Sursum corda.Matéria completa: http://www.esquerda.net/artigo/crise-global-e-o-plano-b/44180