NOTÍCIAS


14/04/2015
Como foi? Assembleia por local de trabalho realizada na FUNASA

Estiveram reunidos em Assembleia na manhã desta segunda-feira (13/04), na sede da FUNASA, em Natal, os servidores lotados do órgão e a diretoria do SINTSEF/RN discutindo pontos fundamentais e as ações que se fazem necessárias para construir uma alternativa dos trabalhadores em resposta à crise  que vivemos atualmente. Na ocasião, foram eleitas as representantes por local de trabalho Maria Goreti dos Santos (titular) e Tereza Barreto Torres (vice).

O ano de 2015 começou em ebulição com a realização de seminários e organização das pautas da Campanha Salarial. Agora, em abril temos uma noção mais clara dos encaminhamentos diante dos avanços ocorridos na mobilização da campanha, mas, além disso, é mais do que fundamental a entrada d@s trabalhador@s em campo para lutar contra o mais recente ataque: aprovação do PL 4330 na Câmara dos Deputados. Vamos às ruas exigir o veto da presidenta Dilma. 

Entre os pontos debatidos na reunião, entraram a conjuntura política, tema sempre presente nas assembleias realizadas pelo SINTSEF, pois cabe a uma entidade como o sindicato promover o debate político e colocar seu posicionamento em defesa dos trabalhadores e não em defesa de governos ou de grupos golpistas. O cenário de polarização política atual e as respostas que culminam na retirada de direitos trabalhista são o alvo de nosso repúdio, crítica e luta.

Estamos no auge da Campanha Salarial deste ano, várias mobilizações sendo realizadas Brasil afora, houve a Jornada Nacional de Lutas em Brasília, entre os dias 7 a 9 de abril.  Já temos ciência do posicionamento do Governo e suas proposições de negociação, a exemplo de um plano plurianual, da mesma forma do conquistado na campanha de 2012 e já de cara tivemos a negativa dos 27,3% de aumento na reunião de centrais e entidades com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, ocorrida dia 20/03, no MPOG.

 

Plano de Cargos, Carreiras e Salários da FUNASA.

Foi debatida a proposta de PCCS para servidores da Funasa, no entanto, alguns esclarecimentos sobre o tema devem ser dados: trata-se de um movimento espontâneo dos servidores e servidoras lotados no órgão, que há algum tempo construíram um plano contemplando uma tabela que considera, sobretudo, aumento salarial tanto para nível médio como superior.

A tabela de reajuste em circulação em vários estados é uma luta dos servidores, que estão procurando as instâncias necessárias para avaliar o plano, como a AGU e buscando apresentá-la também no Ministério do Planejamento.

  • O posicionamento do SINTSEF/RN

Antes de tudo, o princípio político do sindicato é a luta em defesa de toda sua base, com plano de carreira que contemple todos os âmbitos do serviço público federal, por isso, estamos acompanhando as mobilizações da Campanha Salarial 2015 e realizando assembleias nos órgãos para dialogar com a base, discutindo, inclusive, a possibilidade de greve este ano.

Estamos num momento de campanha salarial unificada e geral. O documento elaborado pelos servidores da FUNASA trata-se de uma mobilização interna dos servidores, que buscam seguir o exemplo de outros órgãos que encaparam a luta e obtiveram sucesso, como o INCRA, IBAMA e DNIT. Em assembleia, @s servidor@s decidiram que é importante o apoio político e jurídico do sindicato nesta luta e sendo assim a decisão, vamos dar suporte no que for necessário, deixando claro que isso não anula nosso princípio de defesa de toda a nossa base e de um plano geral de cargos, carreiras e salários.

O plano de carreira em questão, como já foi frisado, foi preparado pelos servidores do órgão, de maneira independente, sendo assim, muitos sindicatos estaduais não entraram na luta. Por se tratar de um movimento autônomo, não há a mediação da CONDSEF, logo, os sindicatos atrelados à ela, não estão avançando junto e como nós não somos mais filiados, temos autonomia se apoiar seguindo o interesse da base filiada lotada na Funasa.       

 

Ato Nacional contra o PL 4330

Outro ponto fundamental é a luta para barrar o PL 4330, que trata sobre terceirizações no serviço público, aprovado no último dia 8 de abril pelos deputados federais. A aplicação deste projeto lei trará consequências nefastas para os trabalhadores, pois retira seus direitos conquistados com muita luta, abrem espaço para a corrupção e precarizam ainda mais a situação dos servidores. Contra isso, convocamos tod@s a estarem presentes no ato que será realizado neste dia 15/04, em frente à Casa da Indústria (FIERN), a partir das 15h.