NOTÍCIAS


06/11/2014
De olho na saúde: Novembro Azul e a prevenção do câncer de próstata

Em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, doença que atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado. 

 

Mas afinal, o que é o câncer de próstata?

É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberto em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.


Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico. 

 

As causas do câncer de próstata

Ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença. 

 

Prevenção

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40, caso esteja inserido nos fatores de risco. 

O preconceito em torno do procedimento para descoberta da doença é uma grande barreira que faz muitos homens sentirem vergonha de procurar o urologista e esse é um dos grandes problemas que envolvem o diagnóstico precoce do câncer de próstata, algo fundamental para o sucesso do tratamento. Nessas horas os preconceitos devem ser deixados de lado, tendo em vista que a saúde e a qualidade de vida vêm primeiro lugar, por isso não deixe de visitar o médico nem de se cuidar.

 

Alguns dados sobre o câncer de próstata no Brasil:

Fonte: www.novembroazul.com.br