NOTÍCIAS


03/02/2014
Servidores Públicos Federais se unem em Campanha Salarial 2014

Os servidores públicos federais tem motivos de sobra para se mobilizar e dar continuidade a Campanha Salarial Unificada 2014. As entidades representativas defendem uma ampla pauta de reivindicações, que inclui a luta por uma politica salarial permanente com reposição inflacionária; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base unificada; antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015, dentre outros.  

Em um ano em que o Brasil se prepara para a Copa do Mundo e eleições presidenciais, a Campanha Salarial 2014 tem como lema “Jogando juntos, a gente conquista: Serviço Público Padrão Fifa”. O lançamento da campanha aconteceu em 22 de janeiro, com atos e atividades em todo o Brasil.

Na próxima quarta (05/02), servidores públicos federais estarão reunidos em uma grande marcha em Brasília, ato que faz parte da agenda unificada do Fórum Nacional em Defesa dos Servidores, da qual a CSP-Conlutas é integrante. O Fórum enviou ofício solicitando audiência com o Governo no mesmo dia, e as entidades esperam ser recebidas para apresentar as demandas urgentes e iniciar um processo de negociação efetivo.

Caso o governo não demonstre interesse em atender as pautas pendentes e demandas apresentadas que unificam os servidores federais, diversas categorias já sinalizam indicativo de greve para março, com o objetivo de pressionar o processo de negociação.

Pauta de Reivindicações

Estão entre as bandeiras da Campanha Salarial 2014 a luta por uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base unificada; antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015; regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada de projetos que prejudicam os trabalhadores públicos; cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação; reajuste em benefícios como auxílio-alimentação e plano de saúde.

Além dessas reivindicações, fazem parte das demandas específicas da base do SINTSEF/RN a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), restrito a apenas alguns órgãos do serviço público federal; campanha pela regulamentação da Gratificação de Qualificação (GQ) para todos os servidores e campanha para que o Plano de Cargos e Carreira da Tecnologia Militar (PCCTM) seja estendido a todos os servidores dos órgãos militares. Outras entidades reivindicam ainda a revogação da lei que criou a Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e em defesa da Previdência Pública para todos.

Baixe aqui o jornal sobre a Campanha Salarial 2014: