NOTÍCIAS


11/02/2020
SINTSEF/RN repudia as declarações de Paulo Guedes sobre os servidores/as

  No último dia 07 de fevereiro, em uma palestra durante um seminário promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou servidores públicos de parasitas e entre outros absurdos. O articulador das reformas do presidente Bolsonaro afirmou que “o hospedeiro (O estado) está morrendo, o cara virou um parasita (servidor público), o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”.

  O SINTSEF/RN repudia veementemente as declarações do ministro e banqueiro Paulo Guedes que ataca a honra e dignidade dos milhares de servidores públicos que dedicam suas vidas ao funcionalismo público e a serviços prestados ao Estado brasileiro. O ataque é ainda mais grave tendo em vista que vem de um ministro de Estado, o qual deveria estar preocupado com a saúde e bem estar do serviço público brasileiro.

  Primeiro é preciso desmentir a declaração do ministro. Não existe aumento automático. Hoje, para um servidor ter reajuste de salário precisa ter um Projeto de Lei de iniciativa do Executivo que passe no Congresso e seja sancionado. É de conhecimento da população as campanhas salariais realizadas pelos servidores com seus sindicatos, bem como a solicitação de negociações coletivas e o descaso dos gestores que obrigam os servidores a medidas extremas como greves, para que pelo menos as perdas da inflação sejam concedidas aos trabalhadores do serviço público.  Os servidores federais já estão há quatro anos sem reajuste salarial.

  Guedes joga a culpa da crise nos servidores públicos, no lugar de construir políticas que garantam a qualidade de empregos gerados na iniciativa privada. É preciso tomar cuidado com essa estratégia, principalmente para um governo que tem telhado de vidro. Vale lembrar que Paulo Guedes é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal de contas da União (TCU) em acusação de desvio de mais de 1 bilhão de reais em fundos de Previdência.

  Esse governo é quem está parasitando o país e entregando nossas riquezas e recursos naturais para empresas internacionais. Em defesa dos servidores e do serviço público dizemos não a reforma administrativa de Paulo Guedes.