NOTÍCIAS


09/10/2019
13º Congresso da Cut acontece em momento crítico da democracia brasileira

  A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindoNesta segunda (07), em Praia Grande (SP), teve início o 13º Congresso da Central Única dos Trabalhadores, onde serão discutidos os principais desafios para a classe trabalhadora brasileira. Lideranças sindicais, políticas e movimentos sociais indicaram o tom da luta pela retomada da democracia e direitos sociais e trabalhistas: somente com Lula livre, não há outro caminho. O SINTSEF-RN participa com uma delegação do Congresso seguindo a deliberação do VIII CONSINTSEF que aprovou a refiliação as bases da Central, diante da necessidade de fortalecer o movimento sindical brasileiro e a unificação das lutas.

  “O papel da Central Única dos Trabalhadores é ir além das questões salariais, é lutar por uma sociedade socialista e justa, onde o trabalhador não seja explorado pelo capitalismo, é lutar para que o Brasil esteja no mundo por direito e não para ser colônia do imperialismo europeu e norte americano”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas, na análise de conjuntura que fez no segundo dia do 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia (Concut).

  A Secretária-Geral do SINTSEF-RN também comentou sobre a importância do Congresso da CUT “Na conjuntura mais desfavorável para classe trabalhadora brasileira desde o fim da ditadura militar, é preciso construir a mais ampla unidade”.

  Mais de dois mil delegados e delegadas, homens e mulheres, do campo e da cidade, estão presentes para participar do 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia, que acontece entre os dias 7 e 10 de outubro, na Praia Grande, em São Paulo.