NOTÍCIAS
Ainda repercute entre os servidores públicos federais no Rio Grande do Norte, a realização do VII CONSINTSEF/RN, ocorrido no início do mês em Rio do Fogo. Para ampliar os debates realizados no congresso e trazer novas visões sobre os temas debatidos no espaço realizamos uma série de entrevistas com os palestrantes do congresso. A nossa segunda entrevista foi com o nosso assessor político, Valério Fonseca.
Sintsef/RN - Fala um pouco da sua participação no CONSINTSEF?
Valério Fonseca: Ele foi importante porque ele se realizou após a queda do governo Dilma e ao golpe político parlamentar. Ao mesmo tempo expusemos nossas conquistas durante a última greve. Esse congresso marca o fortalecimento e a luta do SINTSEF/RN nesse período.
Sintsef/RN - Qual a importância de reunir os trabalhadores em congressos como o Consintsef?
Valério Fonseca: A importância de realizar os congressos é oxigenar o sindicato. É manter a base mobilizada de forma permanente. É o congresso é um coroamento de todo um debate sobre conjuntura, opressão e das questões específicas dos servidores, por exemplo. E o Consintsef foi um momento que refletiu todos os debates que já fazemos na nossa base.
Sintsef/RN - Qual o principal desafio para esquerda nesse novo período de lutas?
Valério Fonseca: Construir uma ampla unidade em defesa da democracia, contra a retirada de direitos e em defesa de melhorias para o conjunto da classe trabalhadora.
Sintsef/RN - Qual a importância de trazer debates como combate às opressões para eventos como o Consintsef?
Valério Fonseca: Esse debate é de fundamental importância, tendo em vista que o sindicato representa uma gama de setores oprimidos. E não podemos estar fora desse debate
Sintsef/RN - Qual o papel do movimento sindical na atual conjuntura?
Valério Fonseca: É fortalecer a luta da classe trabalhadora. Fortalecer suas reivindicações e lutar permanentemente em defesa da democracia
Sintsef/RN - O que os servidores públicos federais podem esperar desse governo Temer?
Valério Fonseca: Não esperamos nada bom, apenas ataques, retiradas de direitos e o caminho é uma greve geral para derrotar a política neoliberal que está tentando se implantar no Brasil.
Sintsef/RN - Quais suas impressões sobre o CONSINTSEF?
Valério Fonseca: Foi um congresso vitorioso, participativo. A base expressou suas opiniões e na nossa avaliação foi extremamente positivo.