NOTÍCIAS
A coordenadora geral do SINTSEF/RN, Gizélia Rocha, visitou servidores lotados no Distrito Sanitário Zona Norte 1 na tarde desta segunda , 07/03. Alguns servidores estão questionando o não recebimento no último mês da GACEN, Gratificação de Atividade de Combate e Controle de Endemias e o sindicato vem fazendo visitas aos locais de trabalho para averiguar a situação.
O problema passou a ocorrer por conta de uma portaria do Ministério da Saúde, implementada desde dezembro de 2015. O texto da portaria diz que o pagamento da gratificação só será realizado mediante a comprovação mensal de relatório que ateste a atuação dos servidores cedidos do Ministério da Saúde na atividade de combate e controle de endemias e determina, de maneira genérica, dezesseis tipos de atuação que tem direito à gratificação. O problema está acontecendo, muitas vezes, no preenchimento e submissão dos relatórios, pois há informações desencontradas sobre como deve ocorrer esse processo. O que acaba por burocratizar a liberação da gratificação, que já existe desde 2008.
No distrito, Gizélia foi recebida em reunião pela diretora da unidade, Genilce Maria Maciel, que se mostrou bastante solicita para tentar resolver o problema dos servidores. Ela lembrou a dificuldade de realizar novo procedimento e que a documentação exigida pelo ministério era muito meticulosa. Contudo, ela afirmou que se reuniria com a chefia de recursos humanos da unidade para tratar sobre esse problema. Já nesta terça-feira, a unidade entrará em contato com o Ministério da Saúde para que os problemas burocráticos não afete o pagamentos dos servidores nesse mês, já que a folha será fechada essa semana.