NOTÍCIAS
Servidores federais de todo o Brasil estão mobilizados em protesto contra o aumento de 37,55% nos planos de saúde da Fundação de Seguridade Social (Geap), correspondente ao Grupo Executivo de Assistência Patronal. O plano de saúde realiza um aumento abusivo se comparado aos concorrentes, que no mesmo período tiveram acréscimo de cerca de 20%. Valor que já era considerado alto pelos servidores.
É preciso lembrar que quem mais sofre com esses aumentos é a base de aposentados dos servidores federais, pois essas pagam as faixas mais caras de assistência dos planos de saúde. No custeio da Geap de 2016, uma pessoa com 59 anos ou mais pagará R$ 808,35.
Nesse sentido e para resguardar o direito de assistência à saúde dos trabalhadores, o SINTSEF/RN entrou na justiça para barrar o aumento da GEAP. A ação corre na décima segunda vara cível da comarca de Natal, sob o número 0807186-85.2016.8.20.5001. A causa está orçada, inicialmente, em R$ 10.000,00. O processo, com pedido de liminar que suspende imediatamente o aumento abusivo, já foi distribuído e aguarda julgamento.
Vários sindicatos também entraram em seus estados com pedidos semelhantes. “Um aumento injustificável, que afeta principalmente nossa base de aposentados. Para que não fiquem inadimplentes e não possam usar o plano estamos orientando o pagamento, mas já entramos na justiça para reverter esse absurdo”, afirmou a coordenadora geral do SINTSEF/RN, Gizélia Rocha.