NOTÍCIAS
Entre os dias 14, 15 e 16 de novembro, 31 entidades representativas dos servidores federais do executivo, legislativo e judiciário se reúnem no Hotel Bay Park em Brasília na ocasião do Seminário Nacional dos Servidores Federais, encontro que visa discutir e definir os eixos que irão formar uma unidade dos servidores federais em torno das mobilizações da campanha salarial para o ano de 2015, além de debater questões referentes à intensificação das privatizações, terceirização e precarização do trabalho, assim como a conjuntura política.
O seminário também irá contar com a presença de representantes do Diap, Dieese e assessores jurídicos das entidades, que pontuarão com informações e dados da situação atual dos trabalhador@s para guiar os caminhos que o debate deverá seguir entre os servidores e servidoras.
A proposta do encontro é formar grupos de discussão a fim de levantar as demandas centrais d@s servidor@s, tendo no seu encerramento a votação das pautas prioritárias que visem a unificação dos trabalhadores e trabalhadores do serviço público. As reivindicações das campanhas salariais anteriores devem ser mantidas e fortalecidas, sendo um impulso para o projeto de unificação na luta, trazendo à tona as demandas prioritárias para garantir:
- Política salarial permanente;
- Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas;
- Definição de data-base;
- Regulamentação da negociação coletiva;
- Diretrizes de plano de carreira;
- Retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos;
- Cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação.
- A busca por reajustes em benefícios como auxílio-alimentação e plano de saúde;
Programação completa do encontro:
Sexta-feira (14)
17:00 – Abertura e fala das entidades nacionais.
18:00 – Debate sobre conjuntura com as Centrais Sindicais: CSP-CONLUTAS, CTB e CUT.
20:00 – Coquetel.
Sábado (15 )
09:00 – Grupos de Trabalho para discussão da conjuntura, com enfoque no papel do Estado, os serviços e os servidores públicos, perspectivas com o próximo governo e possíveis planos de ajustes, em cenário de profunda crise econômica.
12:30 – Intervalo para almoço.
14:00 – Campanha Salarial: apresentação técnica do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), ILAESE (Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos) e DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
15:30 – Grupos de Trabalho sobre o tema Campanha Salarial.
18:30 – Reunião dos relatores para sistematização dos GT.
20:00 – Encerramento.
Domingo (16)
09:00 – Apresentação do relatório de sistematização e debate em plenário.
12:00 – Intervalo para almoço e reunião das entidades nacionais.
14:00 – Leitura das propostas e aclamação pelo plenário.
15:00 – Encerramento.
Quem desejar acompanhar o encontro pelo Facebook, a página oficial é: https://www.facebook.com/seminarionacionaldosspf?fref=ts