NOTÍCIAS
24/06/2013
ABAIXO O FACISMO e VIVA A DEMOCRACIA
As mobilizações que ocorreram em todo o país foram vitoriosas em todos os aspectos. A combinação de denúncias e exigências contra os empresários de transportes coletivos e os governos determinaram e oxigenaram a coletividade em marcha. A luta contra o aumento abusivo das passagens de ônibus, dos alimentos, da corrupção, contagiou a juventude e começa a chegar aos trabalhadores. A sociedade tem apoiado as manifestações pelo seu caráter de justeza, igualdade e decência no trato da coisa pública. Duas coisas, que a meu ver precisam ser corrigidas: a primeira quanto ao caráter das atividades. Tem que ser democrática, respeitar a presença de todos os pensamentos políticos. A segunda, refere-se à plataforma mínima para negociação, que passa necessariamente pela reforma política, 10% PIB para educação, a corrupção tornar-se CRIME HEDIONDO, não à inflação,contra o aumento das passagens e dos alimentos.
O Brasil já teve cinco grandes mobilizações na história recente. A primeira nos anos 60, que culminou com a derrubada João Goulart, que foi patrocinada pela direita; a segunda em 68, contra a ditadura; a terceira no final dos anos 70, pela redemocratização; depois a mobilização que culminou com a queda de Color e agora as novas mobilizações no caminhar do Século XXI. E para onde seguiremos? Golpe militar? Fortalecimento da democracia? Ou a mesmice?
Registre-se que nesse movimento há um verniz facista e é por isso que as pessoas do bem, não podem se deixar ser cooptadas pela ideologia neonazista. Viva a democracia, por mudanças profundas no sistema capitalista
VALERIO FONSECA – Assessor Político do SINTSEF/RN