NOTÍCIAS


04/09/2024
SINTSEF/RN assume protagonismo na valorização do funcionalismo público federal

O ano de 2024 foi marcado pela retomada das mobilizações, greves, paralisações e assembleias, deixando para trás o imobilismo que marcaram a era Temer/Bolsonaro. Foram seis anos de perseguição aos sindicatos e trabalhador@s, sucateamento dos Órgãos públicos, falta de concursos, ampliação da terceirização e reformas trabalhista e previdenciária.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto

E tudo isso começou com um congresso vitorioso da Condsef/Fenadsef, que apontou corretamente para as mobilizações e ocupar as ruas para pressionar o governo a atender às nossas pautas. Neste sentido, ocupamos Brasília com grandes manifestações e organizamos atos nos estados  de todo o país. Esse Congresso também foi uma vitória para o SINTSEF-RN, que pela primeira vez, assume um protagonismo jamais visto na história dessas duas entidades. A nossa secretária-geral, Gizelia Rocha "Gigi", passou a ocupar o cargo de 1º Secretária Geral Adjunta e também, o nosso diretor Jailson Paiva, passou a ocupar o departamento da saúde - DESC. Tudo isso é fruto de uma política coerente, construída a várias mãos. A campanha salarial deste ano envolveu quase todos os órgãos vinculados ao SINTSEF-RN com paralisações do IPHAN, IBAMA e realização de diversas assembleias nos órgãos:

IPHAN – Realizamos diversas assembleias, atos, paralisações. Contamos com participação de delegado no Encontro Nacional da Cultura, no Rio de Janeiro/RJ, custeado pelo SINTSEF-RN.

INCRA – Realiza diversas assembleias. Além disso, o SINTSEF conseguiu uma reunião em Brasília com a presidente nacional do órgão.

IBAMA - Realizamos assembleias, atos e paralisações, com participação de delegada na atividade nacional da Greve, em Brasília/DF; custeado pelo SINTSEF- RN.

DNIT – Realizamos assembleia;

DPRF – Realizamos assembleia;

FUNASA/MS - Reunião com o Superintende do MS, assembleias, incluindo, Caicó e UBV;

CONAB - Realizamos assembleias.

No geral, mobilizamos toda a categoria com diversas Assembleias Gerais híbridas (presenciais/virtuais), participação na Marcha Nacional d@s Servidor@s Públic@s, em Brasília/DF e participação no Seminário Nacional de Planejamento Estratégico da CONDSEF/FENADSEF, TAMBÉM EM Brasília/DF3.

Foram meses de muita batalha, até conseguirmos fechar as negociações. As reivindicações não atendidas em sua integralidade, todavia, avançamos bastante e temos sinalizações para negociações futuras. Portanto, devemos parabenizar o empenho do nosso sindicato pelo papel ativo que cumpriu nesse processo. Continuaremos vigilantes em busca de melhores dias para a categoria. Somente a luta pode mudar a realidade e tornar o serviço público, forte e qualificado!

 

Diretoria Colegiada do SINTSEF/RN

Setembro de 2024.