NOTÍCIAS
Entre os dias 14 e 17 de dezembro, ocorreu em Brasília o XIV CONCONDSEF e V CONFENADSEF, delegações de servidores(as) federais de todo o Brasil estiveram presentes. Com o tema “Fortalecer a organização sindical para reconquistar direitos e reconstruir os serviços públicos" o congresso teve um formato reduzido, porém híbrido com a transmissão ao vivo das principais mesas de debate. O SINTSEF/RN participou ativamente das discussões e deliberações com uma delegação eleita na base. No dia 15 (sexta), todos os(as) servidores(as) presentes no congresso participaram de um ato em frente ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos(MGI) para cobrar o reajuste salarial de 2024.
Congresso aponta o caminho da mobilização
Após dias de muita discussão, o XIV CONCONDSEF e V CONFENADSEF chega ao fim com um balanço positivo. O congresso foi vitorioso pois apontou a unidade como caminho para reconstruir o serviço público brasileiro. Para o SINTSEF/RN, ainda precisamos avançar em alguns pontos, como por exemplo, na ampliação de força dos movimentos sociais populares e forças parlamentares, reforço nas discussões sobre opressões na sociedade capitalista, assim como na centralidade para discussões climáticas e questões relativas aos povos tradicionais.
SINTSEF/RN na secretária-geral adjunta da CONDSEF
O SINTSEF/RN obteve uma vitória importante para o estado do Rio Grande do Norte. A nossa secretária-geral, Gizelia Rocha “Gigi”, foi eleita Secretária-Geral Adjunta da CONDSEF/RN. Além disso, Gigi foi indicada para direção nacional da CUT para o Ramo da Administração Pública Estadual/Federal na gestão 2023/2027. Tais feitos são frutos do trabalho histórico do SINTSEF/RN, sempre a frente das mobilizações e defesa do funcionalismo público. Para nós do SINTSEF/RN, é motivo de orgulho o reconhecimento conquistado através de um trabalho de muita seriedade, disciplina e dedicação.
Congresso aponta para o fortalecimento sindical e luta para reconstrução do serviço público
O XIV CONCONDSEF e V CONFENADSEF escolheu a tese 1 “Fortalecer a organização sindical para reconstruir direitos e reconstruir serviços públicos” como vencedora por 516 a favor contra 20 votos da Chapa 2.
Neste sentido, ficou evidente que os delegados(as) presentes estão dispostos a lutar para reconstruir o serviço público atacado de forma desenfreada nos últimos anos pela gestão desastrosa do genocida Bolsonaro. A unidade de todo movimento sindical é fundamental nessa tarefa, assim como, repensar nossos modelos de organização sindical para conquistar nossos objetivos. O SINTSEF/RN estará empenhado nos próximos anos, assim como sempre esteve ao longo da sua história, para defender o serviço público e garantir melhores condições de trabalho para todo funcionalismo público federal.