NOTÍCIAS
Terminou no último domingo (22), o 14º Congresso da CUT (CONCUT) em São Paulo, com a participação de mais de dois mil delegados e delegadas de todo país e cerca de 200 convidados internacionais oriundos da Europa, África, Ásia e as Américas Latina e do Sul, também foi eleita uma nova diretoria da entidade para os próximos quatro anos. Pautas como democracia, luta contra a extrema direita e mobilização do movimento sindical foram debatidas ao longo dos dias de congresso. O SINTSEF/RN esteve representado através da sua delegação. O congresso teve como tema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas” e reuniu representantes de entidades sindicais de todo o país onde discutiram sobre os grandes desafios para a próxima gestão da Central Única dos Trabalhadores, o desafio de construir um novo modelo sindical.
A programação contou com realização de seminários, reuniões de coletivos, palestras, mesas de discussões, entre outras atividades. O encontro também celebrou os 40 anos da CUT, completados em 28 de agosto de 2023. Durante o encontro foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quatro anos, (2023 a 2027). Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre. A vice-presidência será ocupada pela bancária Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato. Na oportunidade, foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística e das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosos.
Com cerca de 40% da delegação do 14º Congresso Nacional da CUT (Concut), realizado de 19 a 22 de outubro, em São Paulo, o Nordeste ampliou as vagas na direção nacional. Só de Pernambuco são três dirigentes. Aristides Veras, presidente da Contag, foi eleito como adjunto da Secretaria Geral. Josivania Ribeiro Cruz Souza, presidenta do Sindicato Rural de São José do Belmonte, está na Secretária de Saúde do Trabalhador, e Admirson Medeiros Ferro Jr (Greg), do Sindpd, na Secretária da Economia Solidária.
O diretor da Condsef/Fenadsef, Pedro Armengol, que antes ocupava uma vaga na direção nacional da CUT, sem secretaria, agora está como adjunto na pasta de Relações de Trabalho. Para ele, esse é um espaço importante para a categoria porque a pauta dos servidores públicos é uma pauta de toda a sociedade.