NOTÍCIAS


16/05/2018
Os desafios da Campanha Salarial do Serviço Público Federal em 2018

   

Imagem relacionada

   Os servidores públicos são responsáveis pelo funcionamento do Estado e pelos serviços de atendimento à população, os cortes orçamentários realizados pelo governo corrupto de Michel Temer (MDB) impactam tanto a qualidade do trabalho realizado, quanto nas perdas salariais já acumuladas e que ainda irão aumentar. Vale lembrar que a contratação de terceirizados não entra no calculo do teto. Portanto, temer quer substituir servidores por terceirizados.

  Desde a aprovação da Emenda Constitucional 95/16 que estabelece um “teto” para as despesas primárias até 2036 e “congela” esse “teto” por 20 anos, não há nenhum avanço na negociação das propostas de Campanha Salarial feitas por servidores e empregados públicos ao Governo. Em 2018, os servidores federais reivindicam a reposição salarial, mais aumento de 25,63%, para compensar perdas históricas  da categoria, fruto de salários defasados e reajuste zero nos últimos anos. No entanto, como tem demostrado o governo, nem as reposições inflacionárias devem ser concedidas.

   Na última reunião sobre a campanha, no Ministério do Planejamento, em 04/03, o secretário de Recursos Humanos da pasta, Akira Shiba, deixou claro e utilizou a aprovação da EC 95/16 como exemplo para barrar as reivindicações da categoria, argumentando que o orçamento está limitado para qualquer tipo de reajuste. No entanto, não justificou o porque da liberação de emendas milionárias aos deputados e senadores, desonerações e benefícios para o grande empresariado, junto a gastos exorbitantes com propagandas governamentais para aprovação da famigerada Reforma da Previdência. Na verdade, o que ficou demostrado mais uma vez é o pouco caso que faz o Governo Temer para melhorar o serviço público em nosso país.

   É preciso realizar uma grande campanha em defesa do serviço público e pela revogação da EC 95. Somente com força e mobilização podemos impedir que destruam os serviços públicos em nosso país.