NOTÍCIAS


17/04/2018
Pobreza extrema aumenta 11% e atinge 14,8 milhões de pessoas

   Resultado de imagem para pobreza extrema brasil  Apesar da queda da inflação e do início de recuperação da atividade econômica, a pobreza extrema continuou se alastrando pelo país em 2017. Levantamento da LCA Consultores, a partir dos micro dados da Pnad Contínua, divulgada ontem pelo IBGE, mostra que o número de pessoas em situação de extrema pobreza no país passou de 13,34 milhões em 2016 para 14,83 milhões no ano passado, o que significa aumento de 11,2%.

  De acordo com o estudo, ao todo, 14,83 milhões de pessoas viviam com até 136 reais mensais em 2017, linha de corte adotada pelo Banco Mundial para países de desenvolvimento médio-alto e seguida pelos pesquisadores.

  Todas as regiões exibiram indicadores piores de pobreza. O Nordeste concentrava 55% da população extremamente pobre. No ano passado, eram 8,1 milhões de pessoas na região com renda per capita abaixo de R$ 136, boa parte concentrada na Bahia e em Pernambuco. É um contingente 10,8% maior do que o registrado no ano anterior, ou 800 mil pessoas a mais.

  O corte nos programas sociais realizados pelo Governo corrupto e golpista de Temer agrava essa situação. O agravamento da crise econômica empurra o país para problemas estruturais como desemprego e precarização das condições de trabalho, com isso, as pessoas são empurradas para níveis de pobreza maiores. A opção realizada pelo governo golpista privilegia um setor minoritário da população, as grandes empresas, desonerando de impostos e dando benefícios, enquanto isso, os trabalhadores convivem com uma realidade instável, de desemprego e condições sociais lastimantes.