NOTÍCIAS


26/02/2018
A Origem do 8 de Março: Dia Internacional de Luta das Mulheres

O SINTSEF-RN preparou um especial em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres

  No dia 8 de março de 1911, as funcionárias da fábrica da Triangle Shirtwaist Company em Nova York, entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho.  Dentre as pautas da greve, pediam a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias, a igualdade salarial entre homens e mulheres e um tratamento melhor no ambiente de trabalho. Não sabiam essas mulheres que estariam escrevendo a história com suas próprias mãos.

  No dia 25 de março mais de 600 homens e mulheres trabalhavam na fábrica quando um incêndio começou a tomar conta do local. Naquela época, os trabalhadores eram trancados nas fábricas e os relógios eram cobertos, para não terem noção de quanto tempo haviam trabalhado. Como se tratava de uma fábrica têxtil, rapidamente as chamas se expandiram, matando 125 mulheres, de 13 a 23 anos, e mais 21 homens.

  Outro episódio importante na história da luta das mulheres foi a greve organizada pelas operárias tecelãs russas no dia 8 de março de 1917, fator fundamental para evolução da revolução russa ocorrida em outubro daquele ano.

  Em 1977, a ONU declarou o 8 de março como Dia Internacional da Mulher. No entanto, desde o começo do século XX, movimentos sociais já vinham promovendo manifestações e datas internacionais de debate sobre os direitos das mulheres. O dia 8 de março é uma data para reivindicar a história e a luta das mulheres. Infelizmente, a opressão machista ataca violentamente as mulheres todos os dias. Segundo a ONU, o salário das mulheres ainda é 27% menor dos que o dos homens que ocupam a mesma função. As mulheres continuam lutando e escrevendo a sua história.

8 de março é dia de luta!