NOTÍCIAS


16/10/2017
SINTSEF-RN participa do 3º Congresso da CSP-CONLUTAS

Com delegação expressiva, representantes do SINTSEF-RN participam e contribuem com discussões sobre o rumo do movimento sindical brasileiro

 

  Nos dias 12 a 15 de outubro ocorreu o 3º Congresso da Central Sindical e Popular – CONLUTAS em Sumaré, São Paulo. Foram dias de debates profundos e intensos sobre a situação política do país, reorganização do movimento sindical e popular e os desafios da classe trabalhadora diante da crise política e econômica que assola nosso país.  

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna  Mais de 2.600 delegados de todo o país reafirmaram o perfil de independência e classismo que são as marcas da CSP-CONLUTAS. O SINTSEF-RN esteve presente com 12 delegados/as, representando os trabalhadores do serviço público federal do Rio Grande do Norte. Além da participação em todas as mesas e grupos de discussões, o SINTSEF-RN participou das reuniões do setorial de trabalhadores no serviço público, onde discutiu os ataques do Governo Temer, a exemplo do fim da estabilidade no serviço público. Também ocorreu a reunião do MUDA CONDSEF, grupo que faz oposição à direção majoritária da Confederação de Trabalhadores no Serviço Público Federal, com representantes de São Paulo, Rio Grande do Norte, Pará e Ceará, discutindo as principais tarefas para enfrentar os duros ataques que o serviço público federal vem sofrendo. Durante o congresso, houve o lançamento do bloco “Somos Tod@s Conlutas”, grupo que organiza inúmeros sindicatos e movimentos sociais e faz oposição a direção majoritária da central.

 

  Para Gizélia Rocha, Secretária-Geral do SINTSEF-RN “O congresso da CSP-CONLUTAS representa um passo importante para organização de uma alternativa de esquerda ao sindicalismo conciliatório praticado pela CUT nos últimos anos e a nova direita que surge no último período”. A diretora reforça que “Somente com a ampla união do trabalhadores/as é possível barrar os retrocessos da conjuntura que vivemos”.


Por Assessoria de Comunicação do SINTSEF-RN