NOTÍCIAS


05/09/2017
Coordenação Nacional da CSP-Conlutas aprova fortalecer e ampliar o Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves em 14 de setembro

 

  A reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, que aconteceu neste último final de semana em São Paulo, aprovou fortalecer e ampliar o 14 de setembro. Juntamente com diversas outras entidades, o objetivo é retomar as mobilizações dos trabalhadores para impedir a implementação da reforma Trabalhista e da lei da Terceirização e garantir a luta contra a reforma da Previdência.

 

  Materiais foram distribuídos: cartazes, adesivos e panfletos, ma ainda podem ser pedidas as artes para reprodução na sede nacional da Central.

 

  Abaixo, a resolução aprovada pela Coordenação Nacional:

 

 

Resolução sobre calendário de lutas

 

  O Brasil passa por uma das piores crises econômicas de sua história combinada com uma forte crise política e social. O governo Temer, apesar de sua completa impopularidade, ganhou uma sobrevida após o desmonte da greve geral pelas cúpulas das centrais. Para jogar a contra da crise nas costas dos trabalhadores, Temer segue com a implementação dos ataques, através dos planos de ajustes aos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada, as privatizações e os projetos de entrega das terras da Amazônia. Enquanto isso, cresce a miséria, o desemprego e a violência, principalmente nas periferias contra os negros, mulheres e LGBTs.

 

  É preciso seguir com a luta organizada contra esses ataques, tendo como centro neste momento a luta contra a Reforma da Previdência e pela anulação da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização, aprovando o seguinte plano de ação.

 

14 de setembro: realizar um grande dia nacional de lutas com greves, paralisações e mobilizações


  Várias categorias de trabalhadores e movimentos, a partir de uma iniciativa dos sindicatos filiados a várias centrais (CSP-Conlutas, CUT, NCST, Força Sindical, UGT, Internsindical) com o intuito de impedir nas campanhas salariais a aplicação da Reforma Trabalhista, resolveram fazer no dia 14 um Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves.

 

  O funcionalismo federal, através do Fonasefe, aprovou também unificar a luta nesta data contra os ataques do governo Temer. Outras categorias, como petroleiros (FNP) e metroviários (Fenametro) também aderiram a essa data de luta.

 

  A CSP-Conlutas conclama todas as organizações a cerrar fileiras em torno dia 14, realizando assembleias e preparando na base a mobilização, organizando manifestações conjuntas com as categorias em luta, trancamento de estradas e rodovias, fazendo um grande Dia Nacional de Lutas pela revogação a Reforma Trabalhista, contra a Reforma da Previdência, contra a terceirização e os ataques do governo Temer.

 

  Distribuir amplamente os materiais de divulgação elaborados pela Central, adesivos, jornais e buscar organizar nos estados plenárias chamando todos os que estiveram dispostos a participar deste dia de luta.

 

Seguir exigindo das centrais a convocação de uma nova greve geral

 

  Orientar as entidades filiadas que são do setor da indústria a participarem da plenária do dia 29 de setembro, encontro nacional dos trabalhadores da indústria.

  Enviar às entidades filiadas e estaduais da Central uma circular com todas as orientações sobre esse processo de mobilização.

 

Nossas bandeiras
– Contra a retirada de direitos e a terceirização. Não à Reforma da Previdência;
– Fora Temer e os corruptos do Congresso Nacional;
– Anulação da Reforma Trabalhista e da lei da Terceirização;
– Em defesa dos serviços públicos, contra a retirada de direitos e a privatização;
– Liberdade para Rafael Braga;
– Reintegração de todos os trabalhadores demitidos por lutarem;
– Pelo arquivamento do PL 248-1998 e PL S116-2017;
– Revogação da PEC 95;
– Em defesa dos povos da floresta e da Amazônia e contra a privatização, não à extinção da RENCA! Revogação da Lei da grilagem de terras.


Calendário de lutas
07.09 – Participar das atividades do Grito dos Excluídos, aonde for mantida a pauta classista contra as reformas.
14.09 – Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves.
28.09 – Dia Latino-Americano e Caribenho de luta pela descriminalização e legalização do aborto.
29.09 – Encontro dos Trabalhadores do Setor da Indústria

 

Construir o 3° Congresso da Central


  Está em curso o pré-congresso da CSP-Conlutas, que será realizado de 12 a 15 de outubro. Vamos combinar nossa atuação nas lutas com a construção de nosso congresso, buscando garantir a maior participação das entidades de base, para que ele possa ser a expressão das lutas do último período e apontar os desafios para o futuro.