NOTÍCIAS


17/07/2017
É preciso lutar para impedir o fechamento do hospital Regional de Apodi

   

   O governo de Robinson Farias (PSD) anunciou no dia 10 de julho, um acordo com o Ministério Público do RN, no qual compromete-se com um “cronograma de desativação” que em 120 dias pode fechar até sete hospitais regionais: Acari, Angicos, Apodi, Canguaretama, Caraúbas, João Câmara e São Paulo do Potengi.

   Dentre os hospitais previstos, consta na lista o Hospital Regional “Hélio Morais Marinho” de Apodi. Trata-se de uma medida absurda e totalmente irresponsável com a população potiguar que já convive com um precário sistema público de saúde. Mais de 30 entidades já se posicionaram contrárias ao fechamento, incluindo as Câmaras Legislativas e Prefeituras das regiões do Médio Oeste (Apodi, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Itaú e Severiano Melo), cidades que serão diretamente afetadas por essa medida absurda.

   O médico e trabalhador do hospital, Dr. Wilker Câmara, em conversa com nosso site informou que “O Hospital Regional de Apodi é estratégico para a região do Médio Oeste, pois serve de ponto de apoio para outros hospitais da região, como Mossoró e Pau dos Ferros. Além disso, mais de 40 mil pessoas utilizam diariamente os serviços e o seu fechamento implicaria uma superlotação do Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró”. Segundo Dr. Wilker “Não há justificativa para o fechamento do Hospital, já que o próprio relatório do TCU (Tribunal de Contas), utilizado pelo governo como justificativa, aponta a necessidade de investimentos para o Hospital de Apodi”.

   Desde que foi anunciada a previsão para fechamento do hospital, a população  tem se mobilizado e realizado manifestações para impedir este absurdo. Na próxima quarta (19/07) às 8h, com concentração em frente ao Hospital Regional de Apodi, um grande ato está programado com toda a população e movimentos em defesa do hospital. O SINTSEF-RN se coloca frontalmente contra a este absurdo do governo Robinson Faria e se soma a luta contra o fechamento do Hospital Regional de Apodi. Convocamos tod@s os filiad@s de Apodi e região do Médio Oeste para juntar forças nesta luta!