NOTÍCIAS


31/05/2017
CPI da FUNAI dominada por ruralistas chega ao fim e criminaliza movimentos sociais

   

     A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) 2 concluiu hoje (30), em Brasília, a votação do relatório do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).

     O texto votado prevê o indiciamento de 67 pessoas, entre lideranças do movimento indígena, servidores e antropólogos. A comissão é formada majoritariamente por integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária, chamada de bancada ruralista, que tem interesse em criar dificuldades no processo de demarcação de terras, bem como, na precarização da FUNAI, órgão responsável pela garantia e preservação dos direitos dos povos originários de nosso país.

    O relatório aprovado na comissão é uma clara afronta aos movimentos sociais e sindicais. A FUNAI vem sendo atacada sistematicamente pelo governo corrupto e golpista de Michel Temer e está a mercê dos interesses da bancada ruralista do Congresso. É preciso uma grande campanha em defesa da FUNAI e pela garantia de direitos dos povos indígenas.