NOTÍCIAS


20/11/2013
Trabalhadores negros recebem salário 36,1% menor
População negra no Brasil ganha menos, revela pesquisa do Dieese

Neste dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o Sintsef/RN promove uma reflexão sobre o racismo vigente na sociedade brasileira

Perceptível em situações do cotidiano, a desigualdade racial se torna mais escancarada quando nos vemos diante de dados. Estudo divulgado recentemente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que Trabalhadores negros recebem em média salário 36,1% menor que trabalhadores não negros, independentemente de sua escolaridade ou região onde reside.

Não só há uma seletividade na hora da obtenção do trabalho, mas também existem obstáculos que a população negra enfrenta na progressão de suas carreiras”, avalia Lucia Garcia, coordenadora de pesquisa sobre emprego e desemprego do Dieese.

Ainda de acordo a pesquisadora, alargar cotas no âmbito do ensino e emprego são algumas das medidas que poderiam minimizar a disparidade de renda e oportunidades entre a população negra e a não negra. “Com certeza, as politicas afirmativas tem um papel positivo. Além disso, precisamos trabalhar culturalmente na sociedade a valoração do trabalho da população negra”, afirma.

PL Cotas para Negros

Neste contexto, tramita no Congresso em caráter de urgência projeto de lei 6738/13, proposto pelo Poder Executivo, que prevê reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos federais. Segundo a proposta, a lei deve vigorar pelo prazo de 10 anos, podendo neste período concorrer às cotas candidatos que se declararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso, conforme critérios do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Dividindo opiniões, a proposta tem sido debatida em diversos espaços e, desde a última segunda (18), o Portal da Câmara dos Deputados vem realizando uma enquete para avaliar se os internautas são favoráveis ou contrários à medida.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto de lei 6738/13, que estabelece cotas para negros em concursos públicos federais.