NOTÍCIAS


15/12/2016
Sintsef RN participa de ato dos Bancários contra demissão de Juary Chagas

Na manhã desta quinta-feira (15/12), o Sindicato dos Bancários do RN realizou um ato para denunciar a demissão de Juary Chagas, em frente à agência Potengi da Caixa (Centro), com diversas entidades, movimentos sociais, partidos e colegas de trabalho. O bancário sempre foi militante, defensor da classe trabalhadora e, por isso, o banco encontrou uma brecha para demiti-lo, em uma ação nitidamente discriminatória e de repressão pelas atividades sindicais que ele exercia dentro da Caixa Econômica Federal.

Durante o ato, representantes de várias entidades sindicais e movimentos sociais mostraram solidariedade e apoio a reintegração do bancário. “Juary não está só. O movimento sindical, o movimento da classe trabalhadora tem que abraçar essa luta. E não vamos sossegar até que a reintegração do companheiro seja completa”, frisou Alexandre Guedes, coordenador da CSP-Conlutas.

Para Marta Turra, aposentada da Caixa e ex-coordenadora geral do SEEB-RN, o banco poderia ter encontrado outra forma para solucionar o descomissionamento do Juary após a reestruturação. “Poderiam ter realocado para outra agência. Mas deixaram ele sem atribuição de propósito”, afirmou.   

O caso do bancário não é isolado. Em todo o país, diversos funcionários, não apenas bancários, são perseguidos por não baixarem a cabeça para os patrões e para o governo. E é por isso que precisamos da unidade da luta contra esses ataques.                 “Esse processo de demissão contra mim, na realidade ele é parte de uma escalada, de uma ofensiva contra os trabalhadores, contra os movimentos sociais, contra as entidades organizativas dos trabalhadores e que está inserido na atual conjuntura que estamos vivendo”, declarou Juary Chagas.            

O Sindicato dos Bancários está trabalhando pela reintegração de Juary Chagas, assim como por todos os outros trabalhadores que são demitidos injustamente pelos bancos. “É obrigação, não é favor, em defender Juary, em defender qualquer outro companheiro da base que seja perseguido e demitido, apresentando a defesa administrativa, jurídica, financeira, deslocamento dos companheiros para distribuir jornal e para denunciar o assediador”, garantiu Juvêncio Hemetério, diretor do Sindicato dos Bancários do RN.

Participaram do ato: CSP-Conlutas, AFBNB, Sinai, Sindfort, Sinsenat, Sindprevs, Sintest, Sintsef, Sindsuper, Muda Sinte, PSTU, POR, PSOL, MAIS,  LSR,  mandato dos vereadores: Amanda Gurgel, Sandro Pimentel e Hugo Manso, e do deputado Mineiro.