NOTÍCIAS


01/11/2013
CSP-Conlutas cobra demandas dos trabalhadores ao Congresso Nacional

Reunião com representantes sindicais delibera a necessidade de mais espaço para diálogo com a Câmara e o Senado

 

Nesta quinta-feira (31), as centrais sindicais e parlamentares se reuniram para discutir e encaminhar as principais reivindicações dos trabalhadores e o efetivo procedimento para atender questões importantes como a redução da jornada de trabalho, o fator previdenciário, a regulamentação da empregada doméstica, a dispensa imotivada e outros temas que, de acordo com o membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, “estiveram e ainda seguem presentes nas ruas, nas manifestações, na greve geral de julho e setembro e nas lutas que permanecem em pauta”.

 

Um dos pontos discutidos em reunião é a viabilidade para que os interesses dos trabalhadores tenham o alcance necessário e medidas concretas sejam tomadas. Para isso, as centrais sindicais intentam obter atenção do Congresso Nacional para que haja mais canais de comunicação que atualmente, abrindo espaço na agenda nacional para um diálogo regular entre sindicalistas e parlamentares. Para Mancha, “a iniciativa de estreitar a relação, por meio de uma coordenação, e poder levar mais rapidamente as demandas dos trabalhadores ao congresso é o caminho para que as reivindicações sejam votadas e aprovadas. Precisamos responder aos anseios das ruas”.

 

A partir deste encontro, as entidades sindicais encaminharão um pedido de audiência aos presidentes do Senado e da Câmara de Deputados, visando, sobretudo, efetivar as necessidades da camada trabalhadora, mas também a participação das centrais sindicais em um processo que contribua para o aperfeiçoamento da ação legislativa e para a qualidade do conteúdo de suas propostas.

 

Outros temas como PL 4330, que regulamenta a terceirização no país, reforma agrária, simples trabalhista, FGTS, financiamento das entidades sindicais e outras questões que tramitam no congresso ou que são abordados pelo Poder Executivo e pela Justiça também foram colocados em pauta. Estiveram presentes na reunião representantes de diversas centrais sindicais e o membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas, o Mancha.

 

Fonte: CSP-Conlutas