NOTÍCIAS


06/07/2016
Congresso foi um sucesso, avalia Gizélia Rocha, coordenadora geral do SINTSEF/RN

O SINTSEF/RN  realizou no último final de semana o Consintsef/RN, congresso do sindicato que chegou a sua sétima edição com grandes novidades. O congresso aconteceu em Rio do Fogo/RN. Com dois dias de duração, 01 e 02 de julho,  o Consintsef  contou coma  participação de 82 delegados, além de 6 convidados  e palestrantes. 

O Congresso aprovou o regimento interno no inicio dos trabalhos. Logo após, aconteceu a mesa de abertura oficial. Com as presenças de nomes da INTERSINDICAL e CSP CONLUTAS. Na mesa de conjuntura, debateram a  atual situação da política nacional  a coordenadora geral, Gizélia Rocha, o assessor político do SINTSEF/RN,  Valério Fonseca,  o representante da INTERSINDICAL, Índio, e o representante da CSP CONLUTAS, Carlos Daniel. Com muitas participações, esse espaço discutiu de maneira direta os desafios para a esquerda que se apresentam com a chegada ao poder do governo ilegítimo de Michel Temer.

Após esse espaço, o CONSINTSEF/RN debateu opressões. A mesa trouxe debates sobre LGBTfobia, cultura do machismo, assédio moral.  Coordenado pela servidora Rosa Alves,  diretora de opressões do SINTSEF/RN,  a mesa contou com apresentações do servidor Carlos Daniel (SINDSEF/SP),  Sônia Godeiro ( Oposição Sindsaúde)   e  Dr .Vinicius Barbalho  (Assessoria Jurídica do SINTSEF/RN).  Nesse ponto os delegados presentes apresentaram muitas contribuições ao debate.

No espaço seguinte, foi hora de parabenizar o SINTSEF/RN pelos 25 anos. A festa de confraternização comemorou ¼ de século de existência do SINTSEF/RN com direito a bolo e muita música. O presente maior da noite chamou atenção.  Um carro 0 km para o sindicato. A conquista de todos os filiados foi bastante comemorada. O carro é um Chevrolet  Onix e será usado nas atividades sindicais do SINTSEF/RN. Na oportunidade foi apresentada a nova logomarca do sindicato.

No Sábado, 02, foi a vez de discutir serviço público.  Os  presentes debateram o PLP 257, a CONDSEF e o programa de lutas do sindicato. Durante o congresso, os servidores apresentaram duas moções de repúdio. Uma contra a  demissão arbitrária do servidor Carlos Daniel e outra  contra as manifestações racistas e homofóbicas do deputado Jair Bolsonaro.

A coordenadora geral do SINTSEF/RN, Gizélia Rocha, avaliou como um sucesso o VII CONSINTSEF/RN. “ As pessoas participaram ativamente, houve um uníssono em relação aos programas de luta do sindicato para o próximo período. Uma marca foi a união dos participantes em torno dos objetivos que temos. Além das grandes preocupações com a conjuntura expressa nos ataques de Temer aos servidores, o CONSINTSEF/RN demonstrou união da categoria”, afirmou.

Nos próximos dias publicaremos mais materiais e resoluções aprovadas no VII CONSINTSEF/RN.