NOTÍCIAS


18/01/2016
Seminário reuniu diretoria do SINTSEF/RN para planejamento e formação política

A diretoria do SINTSEF/RN depois de um 2015 cheio de lutas e mobilizações tomou uma importante decisão nesses primeiros dias de 2016. Realizou nos dias 15,16 e 17 um seminário para formação política e planejamento das atividades sindicais para 2016. O espaço de formação aconteceu em Rio do Fogo e contou coma presença de cerca de 20 diretores do SINTSEF/RN, de todas as regiões do estado. Entre as temáticas discutidas estavam a atual crise econômica e conceitos importantes como classismo, opressão de classe, democracia e ideologia. Além da pauta voltada para a formação política, os diretores presentes avaliaram o ano do sindicato e apresentaram sugestões para o ano de 2016.

Os principais espaços do seminário foram mediados pelo assessor político do SINTSEF/RN, Valério Fonseca, e pela coordenadora geral do SINTSEF/RN, Gizélia Rocha. No início, entrou em debate a perspectiva classista de organização dos trabalhadores. Além disso, os participantes discutiram a importância do fortalecimento da organização sindical independente, sem associação ou proximidade com o governo e as elites econômicas.  A realização desses cursos fortalecem  a formação da diretoria para as atividades que acontecerão ao longo de 2016. “ É uma forma de preparar politicamente  a direção do sindicato para as tarefas que teremos nesse ano, trazemos conceitos políticos  que fundamentam a atuação do SINTSEF/RN”, concluiu Valério.

Outro ponto da formação, que usou como subsídios para discussão textos de Henrique Canary , também debateu a perspectiva de organização das frentes populares e a organização internacional dos trabalhadores. Valério Fonseca ainda explanou sobre o poder de aparelhos ideológicos e a presença da propaganda ideológica na grande mídia. 

“A gente já vinha pensando em fazer esse seminário já algum tempo, mas com as atividades do ano passado foram muito intensas acabamos trazendo para essa data. Tenho certeza que foi um espaço maravilhoso  pra todo mundo. São conceitos teóricos e temáticas que devem ser sempre discutidos para fortalecermos nossa formação”, afirmou Gizélia Rocha.

Na noite de sábado, 16, mesmo após um dia de intensas discussões os diretores se reuniram para fazer um avaliação do ano de 2015 para o SINTSEF/RN. A grande parte das avaliações foram positivas e destacaram a mobilização feita para greve que, apesar da desmobilização provocada pela CONDSEF, saiu com conquistas importantes como a incorporação de gratificações e aumento direto para aposentados e pensionistas. Além disso, os diretores destacaram a pauta que deve servir de norte na defesa dos trabalhadores durante o ano.

“ Os temas abordados aqui são de suma importância e o seminário  prepara os diretores para debater com os trabalhadores, o ano de 2015 foi de muita luta e tivemos importantes ganhos  para nós e para os aposentados, o que é importante para a gente no futuro quando for se aposentar.”, afirmou Rosa Alves, da secretaria de combate às opressões do SINTSEF/RN

Novas formações e planejamentos já estão sendo pensados para o decorrer do ano, bem como assembleias nas bases com a participação de diretores dos mais diferentes pontos do Rio Grande do Norte.

Veja aqui as fotos do Seminário na nossa galeria.