NOTÍCIAS


21/08/2015
Greve dos servidores federais no RN apresenta mobilizações em todo o estado

Os servidores públicos federais do Rio grande do Norte estão em greve no  Ibama, Funasa, MS, Iphan, Administrativos PRF, DNOCS, Incra, Fazendários e realizam mobilizações diárias de greve na capital e em diversas cidades do interior. Desde a semana passada se fortaleceram a realização de atividades unificadas com as demais categorias do funcionalismo federal que estão em greve, todos contra a proposta dos 21,3%.  A atividade unificada dessa semana aconteceu na última terça-feira, 18, com início na Secretaria Estadual de Saúde, local que concentra muitos servidores federais, em Natal. O ato seguiu dialogando com a  população do centro da cidade e em caminhada foi até a Ribeira, bairro histórico da capital potiguar, onde localizam-se as sedes do IPHAN, Ministério da Fazenda e DNOCS. Nesses lugares, os servidores fizeram falas conclamando os demais trabalhadores a também cruzarem os braços, lembrando que a atual proposta de reajuste não cobre as perdas inflacionárias e já esta defasada se levar em consideração a projeção de inflação para os próximos quatro anos.

Na quarta-feira, 19, a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Rio Grande do Norte (Sintsef/RN) e o comando local de greve realizaram reunião de mobilização na sede da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) em Natal.  Na quinta-feira, 21, uma nova assembleia de greve foi realizada com os servidores no P.A em Parnamirim, região metropolitana de Natal.  Na região oeste do estado, em Assú, os servidores  em greve participaram de ato em solidariedade à greve dos servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Mostrando capilaridade do movimento grevista, os servidores  federais em greve de toda a região Oeste realizam na manhã desta sexta, 21, ato unificado de greve em Mossoró, segunda maior cidade do RN. O ato foi organizado por  9 entidades sindicais, que formam o Fórum dos Servidores do Oeste Potiguar.

GREVE CONTINUA 

Para a próxima semana, na terça, 25, a principal atividade já marcada pelo Comando Local de greve é uma assembleia estadual para todas as categorias em greve da base do SINTSEF/RN. A atividade acontece na sede do sindicato, em Natal,  e tem como pauta única a avaliação da greve pelos trabalhadores.