NOTÍCIAS


06/08/2015
Novas adesões e fortalecimento da paralisação são marcas do movimento grevista

Após, no inicio da semana, o INCRA aderir a paralisação dos servidores, agora foi a  vez dos funcionários do Ministério da Saúde e Funasa, lotados na SESAP, aderirem ao movimento paredista. Na manhã desta quinta-feira, 06, a Diretoria geral do Sintsef/RN e o comando local de greve participaram de atividade com servidores do Ministério da Saúde e da FUNASA. A reunião ocorreu no prédio da Secretária Estadual de Saúde Pública, na Cidade Alta. Os servidores foram alertados para a necessidade de mobilização para conseguir uma proposta salarial em bom termo e que só a luta poderá mudar o atual panorama das negociações com o governo. Os servidores, a maioria funcionários federais cedidos aos órgãos estaduais, aprovaram a entrada na paralisação e já se somarão as próximas atividades de greve.

A visão geral dos servidores é que a proposta de 21,4% dividido em 4 anos é uma ameaça para o ganho salarial  da categoria, já que a proposta pouco cobre a inflação e não repõe as perdas salariais que já se acumulam desde 2012.

O SINTESEF/RN realizou ainda uma mobilização no LACEN, laboratório público do Rio Grande do Norte. Lá a greve também foi bem recebida pelos servidores federais lotados na unidade. Eles falaram no desgaste salarial que sofrem ao levar para aposentadoria  apenas metade das gratificações que recebem e foram alertados pela diretora geral do SINTSEF/RN, Gizélia Rocha, de que se não houver mobilização dos trabalhadores, o governo vai apresentar a porcentagem de aumento sobre a gratificação e não sobre o vencimento básico, ou seja, servidores aposentados não teriam acesso ao aumento.

Adesão em Macaíba

Servidores federais de Macaíba aprovaram em reunião na manhã dessa sexta, 07,  a participação na greve. Eles vão aderir a paralisação a partir de segunda-feira. A greve dos servidores cresce e os servidores seguem exigindo uam proposta salarial justa por parte do governo federal. Os servidores que participaram da atividade em Macaíba são lotados na FUNASA e no Ministério da Saúde.