NOTÍCIAS


28/07/2015
Greve do serviço publico federal no RN começa forte. Atos acontecem durante toda a semana

Os servidores públicos federais do Rio grande do Norte, que prestam serviço em  18 órgãos da administração federal no estado, tiveram hoje seu primeiro dia de greve. Os trabalhadores se reuniram na frente do prédio do Ministério da Saúde, localizado no Tirol, em ato público por melhores condições salariais. Todos os trabalhadores demonstraram repúdio a fraca proposta do governo federal de oferecer aumento de 21,3%  dividido em 4 anos, o que  segundo a direção do   Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Rio Grande do Norte (Sintsef/RN)  cobre pouco mais do que a inflação prevista para o período, que é de 20,7%;

As falas indicavam também o fortalecimento do movimento entre os servidores da Funasa, Ministério da Saúde, civis dos órgãos militares, IBAMA, IPHAN, Técnico- administrativos da Polícia Rodoviária Federal e DNOCS que continuam apoiando a proposta inicial do Fórum de Servidores Públicos que é de 27,3% imediatos, sob o vencimento básico, como forma de recompor o salário diante das perdas inflacionárias dos últimos anos.

Após o protesto na porta do Ministério da Saúde, os trabalhadores seguiram pela Avenida Rodrigues Alves até a sede do INCRA, onde os servidores do órgão aderiram a paralisação. 

 Para Gizélia Rocha, coordenadora geral do SINTSEF/RN, a greve começou forte no estado e servirá de exemplo para outras base de trabalhadores federais no país,  que devem entrar em greve ainda essa semana. “ Foi uma atividade de greve muito importante  para marcar o início do nosso movimento aqui no estado. Demonstrando também o pioneirismo e coragem de nosso funcionalismo federal ao sermos um dos primeiros sindicatos no Brasil a declarar greve de todas as categorias do serviço público federal. A expectativa que temos é de crescimento do movimento de greve a partir da adesão maciça dos servidores do INCRA e IBAMA. A tendência é de fortalecimento do movimento grevista para os próximos dias”,  afirmou Gizélia.

 

O sindicato segue mobilizando os servidores para novas atividades durante a semana. Nesta quarta-feira, a partir das 9h30, acontece ato público no prédio da Receita Federal, localizado na avenida Duque de Caxias, na Ribeira. Na quinta-feira, 30, acontece assembleia dos trabalhadores do IBAMA, a partir das 9h, na sede do orgão, localizado na entrada do Parque das Dunas.