NOTÍCIAS


21/07/2015
Funcionalismo federal no RN decide sobre greve nesta quarta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Rio Grande do Norte (Sintsef/RN) realiza nesta quarta-feira, 22, assembleia para definir se os servidores representados pelo sindicato engrossarão as fileiras das outras categorias do serviço público federal que já se encontram em greve, caso dos funcionários do INSS, por exemplo. A assembleia  ocorrerá, a partir das 9h30,  na sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), localizada na avenida Alexandrino de Alencar, nas proximidades do Parque das Dunas.

O Sintsef/RN é a entidade de representação estadual de servidores lotados em vários órgãos federais, tais como: Funasa, Ministério da Saúde, civis dos órgãos militares, IBAMA, INCRA, IPHAN, administrativos da Polícia Rodoviária Federal, AGU, DNOCS, Receita Federal, Conab e DNIT. Esses servidores se encontrarão amanhã na assembleia para definir se param ou não suas atividades diante da proposta modesta do governo de apresentar reajuste salarial de apenas 21,3%. Esse percentual dividido em 4 anos. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a expectativa de  inflação para o mesmo período é de cerca de 20,7%. O que indica que o aumento real  são de minúsculos 0,6%. Os trabalhadores exigem aumento imediato de 27,3%. Proposta que já foi negada pelo Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Outra demanda é a equiparação do reajuste para aposentados e pensionistas; muitos servidores com idade e/ou tempo de serviço deixam de se aposentar com receio das perdas salariais significativas, tendo em vista que normalmente os reajustes oferecidos incidem sobre  gratificações, que são perdidas na hora da aposentadoria.

Em caso se aprovado o indicativo de greve, a tendência é que várias instituições públicas devem paralisar suas atividades nos próximos dias. A paralisação visa demonstrar força para pressionar o Governo a conceder reajustes reais sobre salários do funcionalismo público federal.

Evento: Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do RN.

Data: 22/07/2015

Hora: 09h30

Local: em frente à sede da Funasa (Av. Alexandrino de Alencar, próximo ao Bosque dos Namorados).