NOTÍCIAS


26/06/2015
Como foi? Assembleia geral regional com pensionistas e aposentad@s

Nesta quarta-feira, 24 de junho, estiveram presentes no auditório do SINTSEF/RN servidoras e servidores aposentad@s e pensionistas. Com uma pauta longa sobre diversos assuntos, o encontro começou com um café da manhã e seguiu com vários debates acalorados e participação intensa dos presentes.

Durante a abertura, a coordenadora geral do SINTSEF/RN, Gizélia Rocha, reforçou o convite para que todos e todas estejam mais presentes nas atividades do sindicato, que é importante ocupar o espaço da entidade, tanto para debates políticos, bem como atividades de lazer, qualidade de vida e de atualização sobre ações jurídicas.

Seguindo neste tema, ela acrescentou outros pontos importantes que tratam da necessidade do contato permanente d@s filiad@s com a entidade, sobretudo para informá-la em casos de problemas de saúde, buscando ver como o sindicato pode dar assistência nestes momentos, principalmente nas orientações em casos de pensão.

Na sequência, o assessor político, Valério Fonseca, continuou o debate sobre conjuntura política, campanha salarial e corrupção. Foi neste momento que surgiram as intervenções mais intensas, principalmente no quesito de direitos d@s aposentad@s, que dentro das propostas de reajuste feitas nos últimos anos pelo governo para servidor@s públic@s, a categoria fica sempre de fora, pois estes não incidem sobre os salários, mas sobre os auxílios que são perdidos quando os servidores saem da ativa, gerando uma diminuição brusca na renda num momento de maior necessidade, quando o aumento nos custos com saúde, alimentação e, ainda, nas despesas com a família, causam impacto financeiro considerável na vida d@s aposentad@s.  

A programação seguiu com a presença dos dois advogados do corpo jurídico do SINTSEF/RN, Dr. Wagner e Dr. Leonardo, onde cada um contou especificidades das suas áreas e os dias que estão atendendo na entidade. Nas segundas-feiras (das 14h às 17h), Dr. Leonardo está na sede do sindicato fazendo o atendimento jurídico na área cível, e nas quintas-feiras, temos o atendimento na área trabalhista também à tarde. Portanto, se @s filiad@s necessitarem de assessoria jurídica em processos de divórcio, descontos indevidos ou dúvidas sobre licenças não usufruídas podem entrar em contato conosco para tirar dúvidas, ressaltando que @s filiad@s não pagam pelo atendimento, só em casos de haver custas processuais na ação.

Para finalizar, entre os encaminhamentos tirados na reunião, ficou decidido que todas as quintas-feiras, a partir das 15h, teremos encontros na sede do SINTSEF/RN, com programação livre que contemple debates, exibição de filmes, jogos ou palestras como forma de aproximar mais o sindicato d@s filiad@s, dando espaço para eles e elas possam vir aqui desenvolver atividades de lazer, culturais e políticas. Outro encaminhamento sugerido foi a criação de um boletim jurídico para atualização da base sobre as novidades processuais em vigência.