NOTÍCIAS


03/06/2015
Delegação do SINTSEF/RN embarca para o II Congresso da CSP-Conlutas, que começa nesta quinta (04) em Sumaré

Começa nesta quinta-feira (4/6) e vai até domingo (7/6) o 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que ocorre em Sumaré (SP). A delegação do SINTSEF/RN já embarcou hoje para Campinas e de lá seguirá para a Estância Árvore da Vida, onde acontecerá o evento. Esse congresso irá debater, com a presença de delegados de todo país e de diversas categorias que lutaram, os temas em evidência no Brasil e no mundo e irão fazer o balanço político e organizativo da Central para preparar os próximos passos das mobilizações. Ocorre em um momento especial da conjuntura onde o governo Dilma (PT) junto ao PMDB e PSDB nos estados aplicam planos de austeridade contra os trabalhadores.  

As delegações participantes representam sindicatos dos mais diversos segmentos, movimentos sociais e de luta contra as opressões. Este será um espaço privilegiado e importante para definir as estratégias dos trabalhadores em defesa dos seus direitos. É o principal fórum deliberativo da CSP-Conlutas e serão definidas as ações para os próximos dois anos da Central.  

Trabalhadores de várias categorias estarão presentes para debater a crise e os enfrentamentos com o governo para lutar contra a retirada de direitos da classe trabalhadora brasileira. A CSP-Conlutas se prepara para esse cenário e seu 2º Congresso pretende cumprir um papel importante na organização das lutas e na disputa da direção do movimento dos trabalhadores em nosso país.  

Também são muitas lutas e resistência dos trabalhadores. Este ano de 2015 está sendo marcado por greves e mobilizações contra planos de arrocho que o governo federal vem aplicando seguido pelos governos estaduais e municipais nos respectivos estados e cidades.

A programação do Congresso contará com mesas e painéis temáticos na quinta, sexta e sábado.   Na quinta será a mesa sobre a conjuntura nacional e internacional, com os convidados Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Luciana Genro (Psol).   Na sexta-feira, será o painel temático sobre o campo e trabalhadores rurais. No sábado haverá painéis sobre Movimento Operário/Sindical e Organização de Base, e sobre Opressões, violência e criminalização.

 

Com informações do site da CSP-Conlutas