NOTÍCIAS


16/04/2015
Trabalhadores ocupam as ruas de Natal contra o PL 4330

Na tarde desta quarta-feira, 15 de abril, cerca de 2 mil manifestantes estiveram caminhando na Av. Salgado Filho para protestar contra o PL 4330. O dia ficou marcado por paralisações e protestos em todo o país contra o Projeto de Lei que regulamenta a terceirização no serviço público. 

Av. Salgado Filho ocupada em manifestação contra o PL 4330. Foto: Fernanda Soares/ Daniella Galvão

 

A classe trabalhadora deu seu recado e mostrou que não aceita mais este ataque, a implantação da terceirização desenfreada é um risco para o futuro do país, pois aumenta a corrupção e precariza ainda mais a situação d@s trabalhador@s. Terceirizar no serviço público significa:  redução com custos de mão de obra diminuindo salários e benefícios, licitações superfaturadas com empresas corruptas, favorece a desorganização dos trabalhadores na luta por direitos, tira a estabilidade e aumenta o risco de acidentes de trabalho, pois não há fiscalização efetiva.

 

SINTSEF/RN também esteve presente na luta contra lei das terceirizações. Foto: Luana Araújo

Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de 2011, apontam que o trabalhador terceirizado fica 2,6 anos a menos no emprego, tem uma jornada de três horas a mais por semana e tem ganho salarial 27% menor. Além disso, a cada dez acidentes de trabalho, oito ocorrem entre terceirizados.

O dia de ontem representou a importância da união dos trabalhadores. Vários sindicatos, centrais e estudantes marcaram presença demonstrando que só a conscientização e o despertar para a luta em defesa dos trabalhadores poderá fazer com que nossas pautas sejam atendidas. O texto-base do PL foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 08 de abril e teria uma segunda votação de emendas no dia 15/04, mas com a pressão dos trabalhadores nas ruas Brasil a fora, a votação das emendas sugeridas ficou para o próximo dia 22/04. Nossa reivindicação é o veto total pela presidenta Dilma. Seguiremos lutando até a derrubada total deste projeto.