NOTÍCIAS


06/04/2015
Balanço das ações do SINTSEF/RN realizadas no mês de março

Mês da Mulher:

Março foi um mês bastante intenso em atividades no  SINTSEF/RN. Já no dia 05 tivemos um dia dedicado à comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com uma programação ampla, que contemplou atividades de lazer, saúde, reforçando, principalmente, o debate político e a necessidade da participação feminina nas lutas d@s trabalhador@s.

As mulheres formam grande parte da mão-de-obra do serviço público brasileiro, com presença cada vez maior nos quadros de servidor@s e sua contribuição deve se estender além do papel meramente funcional, passando a abarcar a discussão sobre a desigualdade entre os sexos, a violência e o assédio, tanto nos órgãos quanto em suas vidas cotidianas. O engajamento político das mulheres é fundamental, sobretudo num período de crise política e quando toda a categoria de servidor@s públic@s encontra-se mobilizada e debatendo uma campanha salarial unificada, que será repercutida em ações e lutas durante todo o ano. Ampliar a participação política das mulheres é uma meta crucial defendida pelo SINTSEF/RN em seus debates, que aproveitando o ensejo do 08 de março trouxe para as filiadas essas questões, frisando a importância da data para além do aspecto comemorativo, o 08 de março é antes de tudo uma data de reflexão e lutas.

 

Realização de Assembleias por Local de Trabalho, Campanha Salarial e escolha de representantes:

Ainda em março, foram realizadas quatro Assembleias por Local de Trabalho, iniciando uma série de reuniões que serão realizadas ao longo do ano para levar à base, principalmente no interior do estado, a discussão da Campanha Salarial e também a eleição dos representantes por local de trabalho, que atuarão como ponte, comunicando as necessidades de cada órgão para o sindicato.

Em 12/03 tivemos duas Assembleias por Local de trabalho na cidade de Pau dos Ferros, uma no MS/Funasa, onde foram eleitos os representantes José Ludugero (titular) e Wellington Souza (suplente), e outra no turno da tarde no DNOCS, tendo como represente Maria Argentina (titular) e Delvaci Valdez (suplente). No dia 13/03 houve Assembleia no DNOCS Caicó, tendo como resultado a eleição das representantes Maria de Fátima Macedo (titular) e Miranir Dantas (suplente). Em Natal, realizamos uma assembleia também no DNOCS, com eleição de Maria Efigênia (titular) e José Guerra (suplente).

7 a 9 de abril de 2015: Jornada Nacional de Lutas

Terá início nesta terça-feira, 07 de abril, indo até o dia 9/04, a Jornada Nacional de Lutas dos Servidores Públicos Federais, em Brasília, data já prevista na Agenda Nacional de Lutas da campanha salarial deste ano. Além do encontro nacional na capital federal, serão realizadas paralisações nos estados visando somar forças às reivindicações presentes na pauta elaborada durante a Reunião Ampliada dos SPFs, já tendo como prerrogativa o resultado da reunião realizada com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que de cara já descartou os 27,3% de aumento solicitado pelo funcionalismo.