NOTÍCIAS


06/03/2015
Comemoração do Dia Internacional da Mulher no Sintsef/RN

Na manhã desta quinta-feira (05/03), houve na sede do Sintsef/RN a comemoração do Dia Internacional da Mulher com a presença de filiadas de Natal e do interior do estado. Durante toda a manhã várias atividades foram realizadas,inclusive de cunho político. Abrimos o vento com um café da manhã e em seguida com a palestra da psicóloga Isabel Keppler, do Movimento Mulheres em Luta. Isabel explanou a situação da mulher hoje, sobretudo em momentos de crise, mostrando como as políticas de austeridade afetam sobretudo as mulheres, pois acarretam em aumento de doenças, aumento da prostituição, diminuição de direitos, fechamento de escolas e creches, desemprego, aumentando ainda mais a carga de trabalho das mulheres, que ainda é dividida com os afazeres domésticos e cuidados com a casa.  

A psicóloga Isabel Keppler, do Movimento Mulheres em Luta falou sobre a necessidade da participação feminina na política. 


A segunda parte do evento contou a palestra da enfermeira Rejane Ferreira, ressaltando a importância do cuidado com a saúde da mulher e a necessidade de prevenção de doenças, principalmente o câncer de mama, ela deixou claro que muitas vezes os tumores são descobertos quando já estão em estado avançado, que ainda existe temor e preconceito das mulheres em tocar os próprios corpos, o que muitas evita o diagnóstico precoce. A conversa com Isabel ressaltou a necessidade da participação das mulheres na vida política, que todas as conquistas são frutos de muita luta e mobilização. Ela frisou que nesta semana o feminicídio (crime de assassinato contra mulheres devido ao seu gênero), tornou-se hediondo, mas que a aprovação destas políticas são corriqueiras com a aproximação do dia 8 de março, mas que ainda assim a efetividade em sua aplicação nem sempre ocorre, como é o caso da Lei Maria da Penha, onde as delegacias da Mulher são insuficientes e o processo de denúncia dos agressores torna-se praticamente impossível, quem dirá sua punição.

A enfermeira Rejane Ferreira conversou com as filiadas sobre saúde da mulher e prevenção do câncer de mama. 

O resto da programação contou com atividades de pilates, onde foi mostrada a importância da atividade, podendo ser praticada em qualquer faixa etária, ajudando a combater problemas de circulação, coluna e respiração. A participação das presentes foi bastante proveitosa. Além disto, tivemos uma cabine fotográfica e um desfile que foi o ponto alto do dia. O resultado foi uma manhã bastante participativa, alegre e que também não deixou de lado a importância no cuidado da saúde e a necessidade das mulheres na luta política e na defesa de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.