NOTÍCIAS


04/02/2015
Federais firmam unidade e lançam campanha conjunta já em fevereiro

Os servidores públicos federais vão lançar campanha salarial conjunta, com ato em Brasília, no dia 25 de fevereiro. A manifestação é parte do calendário de mobilização aprovado, por consenso, no encontro que reuniu representantes dos mais variados segmentos do funcionalismo e de praticamente todos os estados do país, no sábado (31) e domingo (1º), na capital federal. Eles já sinalizaram a construção de uma greve nacional no primeiro semestre do ano caso o governo federal não recue e negocie um acordo com o conjunto da categoria.

Mais de 400 servidores participaram da atividade que formou as bases para lançar a campanha salarial unificada, que terá pela frente o desafio de exigir respeito à data-base e enfrentar os ataques a direitos trabalhistas e previdenciários desferidos pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Foram dois dias de debates em plenário e reuniões de grupo, nos quais os participantes puderam aprofundar um pouco mais as discussões. Realizado no hotel Brasília Imperial, o evento deu continuidade ao seminário de novembro do ano passado, quando os primeiros eixos comuns da pauta de reivindicações foram traçados.

A reunião desse fim de semana agregou mais itens às reivindicações, combinando as demandas salariais e mais corporativas à defesa dos erviço público e de um atendimento melhor à população. O calendário de mobilizações prevê desde o lançamento da campanha salarial até três dias de protestos em Brasília, de 7 a 9 de abril, nos quais a proposta de iniciar greve por tempo indeterminado de toda a categoria estará em pauta.


Críticas ao governo
Os servidores aprovaram ainda um manifesto, assinado pelas entidades sindicais nacionais do funcionalismo, que contesta as recentes medidas do governo Dilma que atacam direitos previdenciários e trabalhistas, vê na política traçada pelo Planalto a visível intenção de atacar os serviços públicos e os trabalhadores em geral e reafirma a luta contra as privatizações.

 

Ato nacional no Rio 

Também integra o calendário inicial da campanha o ato nacional contra a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e toda forma de privatização da sapude, que acontecerá no dia 6 de março, no Rio de Janeiro, e deverá levar ao deslocamento de representações e caravanas de várias partes do país para a capital fluminense.

A reunião ampliada em Brasília foi organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Públicos Federais, do qual participam 28 federações ou sindicatos e três centrais sindicais (CSP-Conlutas, CUT e CTB). O encontro alcançou seu principal desafio: tecer as bases para a unidade de diferentes segmentos do funcionalismo, superando diferenças nas posições políticas para dar o pontapé inicial na construção da campanha salarial 2015, em torno de uma pauta e]que enfrente os ataques do governo e defenda uma data-base. 

 

Pauta de reivindicações (eixos):

1 - Índice linear de 27,3%.
2 - Anulação da reforma da previdência realizada através da compra de votos dos parlamentares.
3 - Extinção do fator previdenciário.
4 - Isonomia salarial e de todos os benefícios entre os poderes.
5 - Incorporação de todas as gratificações produtivistas.
6 - Fim da terceirização que retira direito dos trabalhadores. Repudiar toda forma de terceirização, precarização e privatização.
7 - Concurso público pelo RJU.
8 - Combate a toda forma de privatização.
9 - Pela aprovação da PEC 555 que extingue a cobrança previdenciária dos aposentados.
10 - Pela aprovação do PL 4434 que recompõe as perdas salariais.
11 - Regulamentação da jornada de trabalho para o máximo de 30 horas para o serviço público, sem redução salarial.
12 - Pec 170/2012 – aprovação de aposentadoria integral por invalidez.
13 - Reafirmar paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.
14 - Liberação de dirigentes sindicais com ônus para o estado, sem prejuízo às carreiras.
15 - Pela revogação do FUNPRESP e da EBSERH 

Calendário
1 - 25/02: Ato de lançamento da campanha salarial 2015 no MPOG (Bloco K), com concentração às 9h. Dia Nacional de luta com atos, assembleias e paralisações nos estados.
2 - 06/03: Ato nacional no Rio de Janeiro e nos estados contra a privatização do SUS e a EBSERH
3 - Março: Jornada de Luta nos estados, com discussão sobre indicativo de greve.
4 - 07, 08 e 09/04: Jornada nacional de Lutas, em Brasília com discussão sobre indicativo de greve dos SPFs.

Com informações do Luta Fenajufe Notícias / por Hélcio Duarte Filho. Texto retirado do site da CSP-Conlutas.