NOTÍCIAS


01/10/2014
Assembleia por local de trabalho MS/Funasa

Na manhã desta terça-feira (30/09/2009) ocorreu a Assembleia por Local de Trabalho com os servidores do MS/Funasa na UBV, localizada na Zona Norte de Natal. A reunião foi pautada em 4 pontos importantes: avaliação de conjuntura, eleição dos representantes por local de trabalho, questões específicas da categoria e informes.

A abertura da reunião se deu com a fala do Assessor Político do Sintsef/RN Valério Fonseca, explanando o momento político atual, e enfatizando a proximidade das eleições, que serão neste domingo 05 de outubro. Na ocasião foi realizada uma avaliação das lutas e conquistas dos trabalhadores nos últimos anos, levantando o que foi conseguido, como aumento de gratificações e a ida da Gacen para a aposentadoria, mas o que ainda está pendente, a exemplo da criação do plano de carreira para os trabalhadores do serviço público federal, algo que foi alvo de duras críticas durante as intervenções dos presentes. 

Assembleia por local de trabalho MS/Funasa

Da mesma forma que aconteceu na reunião do Conselho Diretivo do Sindicato na semana passada, houve o debate sobre o cenário das reivindicações neste ano de 2014, com os pontos levantados pela direção e discutidos com os servidores do MS/Funasa sobre a fraca campanha salarial neste ano, em grande parte decorrente da Copa do Mundo e do período eleitoral, mas com expectativas de grandes mobilizações nacionais em 2015 para pressionar o governo, com o intuito de tratar sobre campanha salarial e, principalmente, de promover uma ampla discussão sobre o serviço público no país.

O segundo momento da assembleia se deu na realização da eleição do representante por local de trabalho e de seu suplente. O servidor eleito foi Wladimir Soares e na suplência ficou Valter Santos. É de extrema importância a eleição dos representantes de todos os órgãos representados pelo Sintsef/RN, desta maneira, é possível diminuir a distância entre os trabalhadores e o sindicato, sobretudo no que se refere ao levantamento das discussões e necessidades internas de cada local, as quais devem ser trazidas para conselho diretivo e deliberativo da entidade.

Para finalizar a assembleia, foram dados informes referentes à ação do desconto de PSS sobre a Gacen, que o trabalhador com direito de solicitar o benefício deve procurar o Sindicato. A Assessoria Jurídica tranquilizou a todos, quanto ao temor de ter alguma perda na aposentadoria, caso o trabalhador recorra judicialmente do seu direito agora.Outras demandas referem-se ao valor das diárias destinadas ao servidor em serviço nos outros municípios, que são insuficientes para que o trabalhador possa se deslocar para realizar seu serviço.

Wladimir Soares e Valter Santos, eleitos, respectivamente, representante por local de trabalho e suplente. 

Como pontos positivos entraram em destaque o fato de hoje ter uma boa estrutura de veículos e pneus para o trabalho nas ruas e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos no começo do ano. Na UBV, as demandas específicas mais urgentes têm sido a realização de uma reforma na estrutura física da base, com instalações destinadas à lavagem dos carros e destino correto dos resíduos. Sem reparo há anos, e mesmo com determinação judicial para ser iniciada, a reforma ainda não tem previsão de início, pois a Secretaria de Saúde alega não ter autonomia financeira para destinar recursos, dependendo então da Secretaria de Tributação para a liberação dos mesmos. 

Outros informes se deram sobre a decisão da data da Festa do Servidor 2014, em Natal, que será dia 13 de dezembro, o que causou grande animação nos presentes e a ampliação dos serviços jurídicos do sindicato para a área cível, com plantão nas segundas-feiras à tarde, além da manutenção da assessoria da área trabalhista, todas as quintas, também à tarde.