NOTÍCIAS


22/04/2014
Governo responde às reivindicações e anuncia reajustes salariais só após 2015

Em ofício enviado pelo Ministério do Planejamento, governo alega vigência de acordo até janeiro de 2015, quando será paga a última parcela do reajuste de 15,8%

Em resposta a pauta de reivindicações apresentada pelas entidades que integram o Fórum Nacional em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos Federais, o governo federal anunciou por meio de ofício enviado pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão que não irá conceder reajustes salariais em 2014.

Leia aqui a resposta do Ministério do Planejamento à pauta de reivindicações

No documento, o governo alega a vigência de acordo firmado com entidades sindicais até janeiro de 2015, quando será pago a última parcela do reajuste de 15,8% concedido após a greve encabeçada pelo funcionalismo público em 2012. O discurso adotado foi que as questões apresentadas serão discutidas em um novo ciclo de negociação, que deverá ser iniciado após o término do acordo vigente.

No entanto, a movimentação a nível nacional continua. Como parte da unidade da luta dos servidores, está agendada uma marcha nacional em Brasília, a ser realizada no dia 7 de maio, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é cobrar a abertura de uma mesa de negociação em torno da pauta unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF), para tratar de pontos como definição de data-base, incorporação das gratificações, dentre outros. Após a manifestação, os servidores realizarão uma Plenária Nacional dos SPF, com local ainda a definir.

*Com informações da CSP-Conlutas