NOTÍCIAS


06/03/2014
CSP-Conlutas/RN denuncia golpe do SETURN contra a população de Natal e o SITOPARN

Na última quarta-feira (26/02) o sindicato dos trabalhadores dos transportes alternativos(SITOPARN) denunciou publicamente uma manobra do SETURN (Sindicato das Empresas de Ônibus) para impedir a unificação da bilhetagem eletrônica no transporte de Natal, que daria direito aos usuários de utilizar o cartão de passagens tanto na frota das empresas quanto dos alternativos.

Apesar da aprovação de uma lei pela Câmara Municipal que unificava o cartão de passagens entre SETURN e SITOPARN e que colocava o controle da venda das passagens nas mãos da Prefeitura de Natal, podendo o direito de comercializar ser delegado a uma das entidades, o SETURN ignorou a legislação.

 

Para manter seus altos lucros, o SETURN colocou veículos alternativos para invadir as linhas operacionalizadas pelo SITOPARN.

 

Em resposta ao golpe do SETURN, que conta com o apoio do Governo Carlos Eduardo (PDT), o SITOPARN informou que a partir desta quinta-feira, 06/03, os transportes alternativos irão rodar em Natal como preço da passagem reduzido, no valor de R$ 1,50, inclusive nos itinerários feitos pelos ônibus.

 

Este é um enfrentamento contra os grandes capitalistas do transporte, que há décadas exploram os trabalhadores rodoviários, extorquem a população com tarifas absurdas em um transporte de péssima qualidade e que mantém uma relação promíscua com a maioria dos parlamentares e os governos de plantão. É uma forma de enfrentar o poder das grandes empresas e garantir mais opções de transporte para as pessoas, em nome da sobrevivência de pequenos proprietários que também precisam trabalhar para sobreviver.

 

A CSP-Conlutas defende que só com a estatização de todo o sistema de transporte é possível por fim a essa lógica comercial a um serviço que deveria ser um direito de todos e que, neste momento, é preciso se colocar claramente contra o SETURN, exigindo da Prefeitura de Natal que assuma a comercialização das passagens e impeça o golpe do SETURN, punindo-o com a tomada do controle de todo o sistema de transporte coletivo para o poder público, caso insistam.

 

Os trabalhadores e a população que anda todos os dias nos ônibus da cidade não podem ficar refém do SETURN, que tantos prejuízos e transtornos tem gerado para a população.

 

Natal, 04 de março de 2014.

Secretaria Executiva da CSP-Conlutas/RN

Fonte: CSP-Conlutas