NOTÍCIAS


28/02/2014
Fique atento aos sintomas das doenças associadas às LER-DORT

Hoje (28) é o Dia Internacional pelo Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT), momento importante para relembrarmos a importância da luta por melhores condições de trabalho

Trabalhadores submetidos a intensas jornadas e que lidam com situações de estresse, insatisfação no trabalho e ergonomia inapropriada, realizando atividades que exigem força, má postura e movimentos repetitivos, podem apresentar sintomas das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT).

A expressão LER-DORT é utilizada para designar uma síndrome constituída por um grupo de doenças - tendinite, bursite, mialgias, síndrome do túnel do carpo, dentre outras – que afetam músculos, nervos e tensões, provocando intensa dor e inflamação que pode comprometer a capacidade funcional da região.

A pessoa acometida apresenta sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Esse problema está bastante associado às más condições de trabalho, por isso a necessidade de denunciarmos essa dura realidade que acomete os trabalhadores, seja do setor público ou privado. A organização no local de trabalho é também essencial para enfrentarmos essa realidade, de forma a construir ambientes de trabalho mais saudáveis.

Diagnóstico e Tratamento

É indispensável a procura de um médico para que possa avaliar a situação e fornecer o diagnóstico, identificando a causa dos sintomas s dando prosseguimento ao tratamento adequado.

Nas crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso das estruturas comprometidas. Nas fases mais avançadas da síndrome, a aplicação de corticóides, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que podem ser considerados.

Para evitar o problema e melhor enfrentá-lo, é indispensável ainda atentar para a ergonomia, ciência que estuda a melhor forma de preservar o equilíbrio entre o homem, a máquina, as condições de trabalho e o ambiente, para que seja possível assegurar o bem-estar do trabalhador.