NOTÍCIAS


18/02/2014
Militante da CSP-Conlutas e seu filho de 10 anos são mortos em PE

Sandra era militante e dirigente do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE); o assassino é o companheiro da vítima.

Na madruga desta segunda-feira (17), a dirigente do SIMPERE, sindicato filiado à Central, Sandra Fernandes, foi vítima fatal da violência e do machismo. Seu namorado, Marco Aurélio da Silva, é o assassino que matou a militante e seu filho Cauã, de apenas 10 anos de idade. 

A companheira que sempre somou em debates sobre machismo e opressão contra as mulheres, sobretudo somando ao Movimento Mulheres em Luta (MML), infelizmente se tornou mais uma vítima desta violência que mata todos os dias.

O MML expressa sua indignação em nota oficial e a CSP-Conlutas também presta solidariedade a família da companheira de luta Sandra Fernandes e de seu filho, Cauã, de apenas 10 anos.

Leia abaixo a nota do Movimento Mulheres em Luta:

É com extremo pesar que viemos informar que a companheira Sandra Fernandes foi assassinada, junto com seu filho Cauã, de 10 anos,  na madrugada dessa segunda feira, dia 17 de fevereiro. Sandra era professora da rede municipal de Recife.

O namorado de Sandra confessou o crime e já está preso. Mais um triste fato que demonstra as consequências do machismo e da violência na vida das mulheres. Sandra levou nove facadas e Cauã 11.

Sandra militava há 10 anos no PSTU e era dirigente do SIMPERE, Sindicato filiado à CSP-Conlutas, que representa sua categoria. Sandra era também militante e construtora do Movimento Mulheres em Luta, e o debate e a luta contra o machismo era parte central de sua história de militância.

Sabemos que a violência machista mata 15 mulheres por dia e que a violência física é a expressão mais bruta e individualizada da ideia de dominação do homem sobre a mulher. Sandra se soma a essa triste estatística, o que não deixar de indignar e entristecer os companheiros e companheiras que militaram ombro a ombro com a companheira.

Soma-se à tristeza da perda, a raiva e a indignação que esses casos geram. Até quando mais mulheres vão morrer em situações bárbaras como essas?

Sandra militava para destruir o capitalismo, o principal responsável por essas barbaridades que todos os dias entristecem e indignam milhares de mulheres, parente, amigos, companheiros, etc.

O capitalismo se apropria da ideologia machista para superexplorar as mulheres trabalhadoras e para sustentar essa ideologia desenvolve outras, vinculadas a essa, como a de que as mulheres são propriedade dos homens e que devem estar sujeitas aos mecanismos da violência física, para que a vontade do homem prevaleça.

A opressão machista sujeita todas as mulheres, inclusive aquelas que lutam contra o machismo. Não é verdade que o fato de ser consciente de sua condição de oprimida tira a possibilidade de viver situações de machismo, porque essa ideologia é a ideologia dominante na sociedade e perpassa a vida das mulheres em todos os seus aspectos.

O assassinato de Sandra nos entristece profundamente e queremos manifestar o carinho sincero com seus companheiros e companheiras de Recife, os que militam no PSTU, os companheiros e companheiras do SIMPERE e as companheiras do MML.

Precisamos transformar a tristeza em raiva contra o machismo e em motor para seguir a luta que Sandra tanto construiu, contra o machismo, a exploração e por uma sociedade realmente sem violência, uma sociedade socialista.

A morte de Sandra não mostra fraqueza dela, nem das mulheres, nem dos seus instrumentos de luta. Mostra força das ideologias que sustentam esse tipo de conduta bárbara, doentia e agressiva de seu então namorado. E precisamos mostrar que a luta de Sandra nunca foi, nem nunca será em vão.

Neste momento de dor, prestamos toda solidariedade à família, parceiros, amigos. Mas também colocamos toda nossa força política a serviço de lutar por um mundo em que não precisemos mais passar pelo sofrimento que estamos passando agora.

Cauã, presente!
Companheira Sandra, presente!

Fonte: CSP/Conlutas