NOTÍCIAS


06/02/2014
Após pressão, governo diz que dará resposta à pauta de reivindicação dos Servidores Públicos Federais

 

Reunião entre entidades e representações do governo. (Foto: Andes-SN)

A pressão da mobilização dos servidores públicos federais levou o governo a receber uma comissão de representantes do Fórum dos SPF, nesta quarta-feira (5), durante o ato de lançamento nacional da Campanha Unificada 2014, em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília (DF).

 

Dirigentes de 10 entidades e das três centrais sindicais que compõe o Fórum se reuniram com o chefe de gabinete da Secretaria-Executiva do Planejamento, André Bucar, além do secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, e sua equipe técnica. Segundo o coordenador da CSP-Conlutas, Paulo Barela, os dirigentes cobraram a abertura imediata de negociações em torno da pauta unificada dos servidores federais e rechaçaram a argumentação do governo de que enfrenta dificuldades em atender o pleito dos trabalhadores do serviço público.

 

Mendonça e Bucar se comprometeram em apresentar uma resposta oficial, até o início março, à pauta dos SPF, protocolada no dia 24 de janeiro. Os representantes do Planejamento também buscarão articular uma reunião entre as entidades nacionais dos servidores e a ministra Miriam Belchior.

 

Ao final dos informes, Barela ressaltou a necessidade de intensificar o processo de mobilização nos estados para pressionar o governo. “Já arrancamos do governo o compromisso de responder formalmente à nossa pauta”, destacou. O dirigente ponderou ainda que não está descartada a possibilidade de construção de uma grande greve do funcionalismo público.

 

O coordenador da CSP-Conlutas lembrou que os próximos passos serão definidos na reunião ampliada do Fórum, na sexta-feira (7). “Nosso ato foi vitorioso. Agora precisamos aprofundar o debate junto às nossas bases”, disse.

 

Servidores marcam presença no ato nacional de lançamento Campanha Salarial 2014

 

Servidores públicos federais de diversas partes do país compareceram em peso ao ato nacional de lançamento da Campanha Salarial 2014. Centenas de pessoas participaram do ato político em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e logo em seguida saíram em passeata pelas ruas de Brasília.

 

A CSP-Conlutas participou da mobilização com as representações dos membros da Secretaria Executiva Nacional Paulo Barela e José Maria de Almeida.

 

Em sua fala, o dirigente da Central, José Maria de Almeida criticou a política do governo Dilma e da “oposição de direita”, ambas representantes das políticas neoliberais que tanto castigam a classe trabalhadora.

 

A coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, presente na manifestação, criticou também o “sistema da dívida” pela ausência de reajustes e carreiras dignas aos/às trabalhadores/as ativos/as e aposentados/as do serviço público.

 

Outras ações

 

Nesta quinta-feira (6) será realizado o Seminário sobre Dívida Pública no Congresso Nacional, sendo a segunda atividade do lançamento da Campanha em nível nacional.

 

Outra importante atividade será a Reunião Ampliada do Fórum Nacional dos SPF, no dia 7, quando as entidades definirão a data da deflagração da greve unificada.

 

Fonte: CSP-Conlutas
Com informações do Sinasefe e Andes- SN

Fotos: Andes-SN e Sinasefe