NOTÍCIAS


25/01/2022
SINTSEF/RN reúne com SINTSEP/MS para conhecer a experiência da unificação sindical

Nos últimos dias, o SINTSEF/RN esteve reunido com o SINTSEP/MS para discutir a importância dos servidores/as federais pela base dos sindicatos em um único só. Vivemos um momento de divisão das categorias em milhares de organizações sindicais, o que tem fragilizado a construção de defesa dos direitos dos trabalhadores/as.

O SINTSEF/RN vem realizando discussões em torno de possíveis unificações pela base dos sindicatos vinculados aos servidores/as federais, visando  o fortalecimento da categoria na defesa dos direitos. Neste intuito, se reuniu com os companheiros/as do SINTSEP/MS (Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Mato Grosso do Sul) que em 2019 se unificou ao SINTSPREV/MS. Para Gaspar Francisco Hickmann, Secretário de Administração e Finanças do SINTSPREV-MS, eleito também para o mesmo cargo, agora pelo SINTSEP-MS “A unificação não representa acabar com a história de nenhuma das duas entidades. Ao contrário, representa somar e unir a rica história de dois combativos sindicatos, com mais de trinta anos de luta. A medida é necessária exatamente para assegurar que a história dos dois sindicatos não se perca num futuro próximo em consequência das transformações tecnológicas e das novas formas de trabalho que vem alterando rapidamente a realidade e as formas de trabalho e de produção laboral nos órgãos que compõem as categorias de cada sindicato.”.

O assessor político do SINTSEF/RN, Valério Fonseca, destacou “Essa reunião discutiu a importância dos servidores/as se reunificarem, diferentemente do que existe atualmente, pulverizações, divisões”. Para Sérgio Ronaldo, Secretário Geral da Condsef, “hoje no brasil, o conjunto do funcionalismo e da classe trabalhadora está sendo atacado de forma global, então a nossa meta é fazer as unificações de sindicatos, para fazer a luta única, para que o nosso inimigo não continue destruindo nossas organizações”.