NOTÍCIAS


01/06/2021
Nota de repúdio a prisão autoritária do professor Arquidones Bittes

Na última segunda (31), a Polícia Militar de Goiás prendeu com base na Lei de Segurança Nacional o professor e ativista social Arquidones Bittes, 59 anos, por ter uma faixa em seu carro onde estava escrito “Fora Bolsonaro Genocida!”. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, os policiais sem máscara, ordenam de forma autoritária e trucuenta ao professor a retirada da faixa de seu veículo.

PF descarta usar Lei de Segurança Nacional contra professor em Goiás

Os policiais levaram o professor para a sede da Polícia Federal em Goiânia, após uma tentativa frustrada para a delegacia local que se recusou a registrar o caso. Além de professor, Arquidones Arquidones é secretário de Movimentos Populares do PT de Goiás. No final da noite, o professor foi solto e concedeu entrevista em frente a polícia federal.Esse fato revela um grande perigo de politização das polícias militares sob influência do presidente genocida. Em levantamento realizado pela organização de Direitos Humanos Conectas mostra como a LSN está cada vez mais sendo usada em Inquéritos Policiais (IPL), especialmente após 2018, com a ascensão do bolsonarismo.

É preciso restaurar a institucionalidade e afastar qualquer politização das forças de segurança no país. Os policiais envolvidos nos abusos de autoridade precisam ser punidos rigorosamente. Ademais, precisamos enterrar de vez os entulhos autoritários da ditatura militar para que enfim possamos construir uma democracia plena em nosso país.

O SINTSEF/RN repudia veementemente a prisão autoritária do professor Arquidones Bittes e exige punição aos policiais abusadores. Não à criminalização dos movimentos sociais! Lutar é um direito!