NOTÍCIAS


05/05/2021
Em defesa da democracia! Liberdade já para Rodrigo Pilha!

Vídeo: Rodrigo Pilha sofreu tortura e espancamento na prisãoO SINTSEF/RN (Sindicato dos Trabalhadores/as do Serviço Público Federal do RN) vem a público repudiar a prisão e o tratamento violento e ilegal contra o ativista Rodrigo Grassi Cadermatori, conhecido como Rodrigo Pilha, no Centro de Detenção Provisória II, em Brasília/DF. Nos somamos a outras manifestações, como as da Associação de Juristas pela Democracia – ABJD, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o Conselho Nacional de Justiça e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, para requerer a apuração rigorosa da denúncia veiculada na Revista Fórum, em 29.04.2021, de tortura sofrida por Rodrigo Pilha por parte de agentes estatais, e de que estaria dormindo no chão desde o momento da privação de sua liberdade, que  se deu no dia 18 de março deste ano.

Em um país democrático, tolerar qualquer tipo de atitude violenta, desrespeitosa e arbitrária conduzida pelo Estado (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal) com um cidadão que está sob sua proteção é compactuar com valores autoritários e macabros contra a vida humana. Os anos de ditatura pelos quais esse país passou configuram episódio vergonhoso que não pode se repetir sob nenhuma circunstância. 

Exigimos a soltura imediata de Rodrigo Pilha e apuração das denúncias de tortura, com a punição rigorosa aos policiais envolvidos nas infrações. Diferente disso seria constatar que o Estado brasileiro não é mais democrático e age favorável a violão dos direitos humanos consubstanciados na lei e na nossa Constituição.

Tortura nunca mais! Justiça para Rodrigo Pilha!