NOTÍCIAS


22/02/2021
Nota de repúdio ao discurso de ódio do jornalista da Tribuna do Norte

O SINTSEF/RN vem a público repudiar veementemente a declaração do colunista bolsonarista da Tribuna do Norte, Alex Medeiros que incitou em sua coluna no jornal a população apontar armas contra comunistas. A declaração foi proferida pelo jornalista, em seu perfil numa rede social, no último dia 16-02, ao postar a foto de uma arma (pistola Glock 9mm) colocando a seguinte frase: “aponte para assaltantes e comunistas, não necessariamente nesta ordem”.

A publicação vem no exato momento em que um parlamentar ligado ao bolsanarismo, Daniel Silveira, é preso por razões similares, incitações e perturbações ao regime democrático, instigando seus seguidores a eliminarem seus adversários e exigindo o fechamento das instituições democráticas. Tais características são elementos centrais do que ficou conhecido na história como fascismo. Ditadores fascistas como Hitler e Mussolini foram responsáveis por um dos maiores crimes da humanidade “Holocausto” que levou milhares de pessoas a “campos da morte” pelo simples fato de serem judeus.

Em uma democracia plena, publicações como essas são inadmissíveis e passíveis de punição conforme o artigo 286 do Código Penal (incitar publicamente a prática de crime). Defendemos a convivência em igualdade de pessoas com crenças e distintas. Dentro de uma democracia cabem opiniões distintas, mas não se deve tolerar discurso de ódio. Se tiver algum compromisso com valores democráticos, a Tribuna do Norte deveria desligar imediatamente Alex Medeiros do seu quadro profissional.