NOTÍCIAS


15/09/2020
O que a alta do preço do arroz tem haver com o desmonte do serviço público
 
A precarização do serviço público impacta diretamente a vida da população brasileira. Exemplo disso é o desmonte da Conab durante o desgoverno Bolsonaro que tem sido nocivo para os brasileiros e brasileiras. A Conab é uma das estatais na mira de Bolsonaro para ser privatizada. Em 2019, o governo fechou 27 armazéns da Conab responsáveis pela distribuição e controle dos alimentos e de seus preços, combate à fome, proteção a pequenos agricultores, atuação em casos de desastres ambientais, entre outras políticas. Nesses armazéns da Conab, eram estocados os alimentos produzidos pela agricultura familiar e comprados pelo governo. 
 
E os maiores vilões da alta dos preços não são os supermercados e empresários como Bolsonaro quer fazer acreditar. Na verdade, o grande culpado pelo que vem acontecendo no Brasil é o Governo Federal e seu incentivo ao modelo de produção do agronegócio, a monocultura, que prioriza produtos para a exportação, em detrimento da Agricultura Familiar no Brasil, responsável por cerca de 70% do que vai à mesa dos brasileiros. O que o agronegócio não produz é a agricultura familiar quem dá conta.
 
Mas tudo o que o governo Bolsonaro tem feito é retirar recursos da agricultura familiar e de políticas públicas que garantem segurança alimentar, como por exemplo, retirando recursos da CONAB.  Resultado, os preços dos alimentos disparam toda semana e tornam ainda mais difícil a vida do povo brasileiro